02/06/2014

Institucional

Semana do Meio Ambiente na Rede La Salle

Semana do Meio Ambiente na Rede La Salle

Na Semana do Meio Ambiente, a Rede La Salle reforça sua preocupação com a formação de cidadãos críticos e valorosos. A preservação, a ecologia, o consumo consciente e o combate ao desperdício são algumas das temáticas trabalhadas nas escolas lassalistas ao longo do ano letivo. Diversas atividades e projetos incentivam a comunidade educativa a pensar o século XXI de modo sustentável. 

“A educação ambiental é fundamental para uma conscientização dos estudantes em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza. Em um mundo bastante conturbado, no qual vivemos atualmente, se faz necessária uma conscientização ambiental, sobretudo por parte dos educadores, já que eles têm grande responsabilidade na formação cidadã de seus estudantes”, afirmou a professora Maria Claudete Portugal, do Colégio La Salle Toledo (PR). Nesse sentido, a instituição lassalista paranaense incentiva projetos como “A Natureza Pede Socorro”, desenvolvido nas turmas do 2º Ano do Ensino Fundamental. 

No Colégio La Salle Dores (RS), são oferecidas Oficinas de Aprendizagem, aos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, durante todo o ano letivo. Essas têm como objetivo trabalhar o enfoque e o desenvolvimento da consciência e responsabilidade ambiental dos alunos dorenses. Entre as iniciativas estão horta vertical e artesanatos com recicláveis. “Durante a Semana do Meio Ambiente estamos trabalhando cultivo e tratamento em diferentes solos das regiões brasileiras. Nos quintos anos do Ensino Fundamental os alunos confeccionarão a bandeira do Brasil com garrafas pet”, exemplificou Fabiane Franciscone, diretora da instituição. 

Já os alunos do La Salle Esteio (RS) festejaram a primeira colheita de 2014 diante de rabanete, couve e hortelã. O trabalho com a Educação Infantil na horta pedagógica do Colégio tem como objetivo conscientizar as crianças de que a vida no planeta depende de ações sustentáveis.

Acompanhe publicações especiais da Semana do Meio Ambiente no Facebook da Rede La Salle. Para acessar, clique aqui


< voltar