01/03/2024

Uma missão Lassalista em Moçambique

A Província La Salle do Brasil-Chile recebeu um prêmio especial por três importantes obras educativas na cidade da Beira, em Moçambique, que conta com Institutos Lassalistas Brasileiros. O Irmão Sebastião Lopes Pereira, Diretor do Colégio La Salle de Beira, dá aos colaboradores da Sede Provincial uma visão clara de como tem sido a sua experiência de trabalho nesta região africana.

Sendo três instituições de ensino no contexto do Centro Assistencial La Salle (CEALS), Colégio La Salle Beira e Escola João XXIII, desempenham todas as funções importantes na comunidade local.

O CEALS, por exemplo, atende mais de 500 crianças. Além das salas de reforço escolar, são oferecidos serviços como alimentação, acesso à biblioteca pública e cursos de costura para mais de dois alunos. Já o Colégio La Salle Beira, com os seus 613 alunos matriculados, desempenha um papel central na educação das crianças dos 4 aos 13 anos. Por fim, a Escola João XXIII, dirigida por duas escolas lassalistas, atende 3.500 alunos.

No Colégio La Salle Beira, desde 2022, o Irmão Sebastião vem realizando um trabalho de grande importância na comunidade local, denominado “Melhor Servir para Incluir”. A iniciativa visa integrar e incluir crianças com diferentes necessidades educacionais especiais no ambiente escolar, e surge da carência local de instituições de ensino que atendam esse público. Segundo, Irmão Sebastião, “o Colégio não é apenas uma instituição que ensina, mas também apoia”.

Actualmente, cerca de 20 alunos atípicos são atendidos na Comunidade Educativa da Beira. Eles participam de aulas regulares pela manhã e recebem atendimento individualizado à tarde, com foco no desenvolvimento de habilidades específicas. Este processo de socialização começa na pré-escola.

Além de promover a inclusão, o projeto também visa esclarecer o conceito de necessidades especiais na comunidade local, onde ainda persistem entendimentos distorcidos sobre o assunto. Irmão Sebastião destaca que um dos dois maiores desafios é superar barreiras como preconceito, discriminação e falta de conhecimento. Ele cita um provérbio africano que resume a abordagem necessária: “é preciso educar o país e educar as crianças”.

Para formar educadores locais, a diretora implementou um programa de tutoria pedagógica, onde os Lassalistas Irmãos do Brasil atuam como voluntários, online, na formação continuada de dois colaboradores.

Por iniciativa de reconhecimento local, o realizador foi convidado a participar no TEDx da Beira, onde o projeto foi apresentado. TEDx é uma série de conferências realizadas em diversos países pela Sapling Foundation, ambas nos Estados Unidos, com fins sem fins lucrativos, visando a divulgação de boas ideias. Clique aqui para ver.

“Nos últimos dois anos avançamos porque nos redefinimos, buscamos aprender não na estrada e nem no horizonte, ainda estamos tentando construir o processo escolar uniforme. sensibilização de toda a comunidade educativa, do país, responsável pela “educação, professores e equipamentos pedagógicos no mesmo sentido”, concluiu Irmão Sebastião.