01/02/2021

Vida Religiosa

Dia da Província 2021

No último domingo de janeiro ocorreu na Capela São José, em Canoas/RS, de forma presencial e on-line, a celebração eucarística do Dia da Província 2021. Foi um momento de ação de graças pela vida e missão da Província La Salle Brasil-Chile, mediante a renovação da consagração religiosa de 9 Jovens Irmãos e de 13 Irmãos Jubilares, dos quais 3 falecidos em 2020. e pelo Jubileu das Comunidades Educativas. A cerimônia, transmitida ao vivo pelo canal da Rede La Salle no YouTube, foi presidida de forma presencial pelo padre César Leandro Padilha, e de forma on-line pelo padre Patricio Pino, de Santiago do Chile. Participou também de forma virtual o Conselheiro Geral para a Região Latino-Americana e Caribenha Lassalista (RELAL), Ir. Paulo Petry.

Na ocasião, aconteceram importantes momentos da Vida Religiosa dos Irmãos. Nove Jovens Irmãos renovaram seus votos temporários por mais um ano: André Felipe Nawroski, Carlos Eduardo Everton, Cleiton Luiz Kerber, Fábio Kolling, Feiruque de Jesus dos Santos, Gabriel Pôrto César, Jordan Rodrigo Carvalho Vilar, Taylon de Amorim Torres e William Mallmann.

A celebração contou, ainda, com a renovação, de forma on-line, de consagração dos Irmãos Jubilares. Foram eles:

60 anos de Consagração
Ir. Blásio Donato Hillebrand - Profissão Perpétua
Ir. Olírio Bertuol - Primeira Profissão
Ir. Walter Körbes - Primeira Profissão
Hno. Santiago Jesús Eizaguirre Garaitagoitia - Primeira Profissão

70 anos de Consagração
Ir. Adão Urbano Bergmann - Primeira Profissão
Ir. Edwino Holz (in memorian) – Profissão Perpétua
Ir. Alberto Knob (in memorian) – Primeira Profissão

75 anos de Consagração
Ir. Ervino Arsênio Dilly – Primeira Profissão
Ir. Hilário Arraldi – Primeira Profissão
Hno. Silverio Del Rosario Hernández Márquez – Primeira Profissão
Ir. Victorino Arnildo Algieri – Primeira Profissão

80 anos de Consagração
Ir. Ivo Alves Arnhold – Primeira Profissão
Ir. Arnaldo Mário Hillebrand (in memorian) – Primeira Profissão

O Ir. Blásio Hillebrand, residente na Comunidade La Salle Canoas/RS – único Irmão jubilar presente e em representação dos demais jubilares –, recebeu do Provincial Ir. Olavo José Dalvit uma homenagem pelos anos de serviço à missão educativa herdada de nosso Fundador, São João Batista de La Salle.

No momento de ação de graças após a comunhão eucarística, o Provincial Ir. Olavo José Dalvit apresentou algumas novas iniciativas da Província La Salle Brasil-Chile a ser implantadas a partir de 2021:

1. A abertura de duas Comunidades Missionárias integradas por Irmãos e leigos voluntários na mesma residência, localizadas em Presidente Médici/MA e em Altamira/PA, para levar formação e educação às localidades mais carentes desses dois Estados.

2. O início do funcionamento do Noviciado Interprovincial, com sede em Porto Alegre, com participação de Formandos vindos de outras quatro Províncias (Argentina-Paraguai, Bolívia-Peru, Bogotá e Norandina). A equipe formativa será liderada pelos Irmãos Edgar Genuino Nicodem e Luiz Cárdenas (vindo da Bolívia).

3. Outra novidade é o Pré-Noviciado, sediado na Comunidade La Salle Pelotas, sob a responsabilidade dos Irmãos Clóvis Trezzi, Leonardo Ortiz (chileno) e André Felipe Nawroski.

4. O Postulantado La Salle em Niterói-Canoas estará a cargo dos Irmãos Cláudio André Dierings e Cleiton Luiz Kerber, com 11 Postulantes. Além desse grupo, haverá também alguns Pré-Postulantes na Comunidade La Salle Toledo/PR e na Comunidade La Salle Ananindeua/PA.

5. Cinco Comunidades Educativas jubilares receberam uma placa comemorativa, entregue pelo Diretor de Missão da Rede La Salle, Ir. Jorge Alexandre Bieluczyk: 85 anos do Colégio La Salle Caxias/RS, 45 anos da Universidade La Salle/RS, 40 anos do Centro de Formação La Salle Uruará/PA e da Escola La Salle Esmeralda/RS, e 25 anos da Escola La Salle Botucatu/SP.

Finalizando a celebração, o coordenador da Pastoral Escolar e da Pastoral Vocacional, Ir. Eder Polido, fez o lançamento do tema pastoral do Instituto para 2021, que se encontra na Reflexão Lassalista Nº 6, intitulada “Você faz parte do milagre: nossa visão, nossa paixão, nosso futuro”, baseado na passagem bíblica da multiplicação dos pães, narrada em Mt 14, 12-21. Clique aqui e saiba mais.

A cerimônia foi transmitida ao vivo no canal do YouTube da Rede La Salle e pode ser assistida na íntegra clicando aqui.

Confira as fotos do evento clicando aqui.