22/08/2019

Missão Ribeirinha reforça o Voluntariado Lassalista

Entre os dias 15 e 28 de julho, um grupo de 18 voluntários lassalistas de vários Estados do Brasil, dedicou seu tempo para participar da Missão Ribeirinha, ação da Rede La Salle realizada pelo Projeto Sou Solidário, que aconteceu na região de Manaus, no Amazonas.

Durante 14 dias, o grupo de voluntários, formado por ex-alunos e Colaboradores Lassalistas, esteve participando de momentos formativos, incluindo reflexões que contaram com a assessoria do Irmão Marista João Gutemberg, sobre o Sínodo da Amazônia. Em seguida a essa etapa, o grupo se deslocou para a região rural de Manaus, para a Comunidade de São Francisco do Caramuri, onde participaram do evento “Cidadania Rural”, uma atividade voltada para a garantia de direitos dos ribeirinhos. Além disso, os voluntários realizaram oficinas comunitárias nas áreas de geração de renda, saúde da mulher e protagonismo juvenil.

Após as atividades realizadas na Comunidade de São Francisco do Caramuri, o grupo foi até a Comunidade Santa Luzia, na Ilha do Baixio, no município de Iranduba. Mesmo em meio a dificuldades enfrentadas há dias, como falta de energia e água, a comunidade visitada acolheu os voluntários e abriu as portas da Escola Municipal Santa Luzia para as atividades propostas pela missão. A programação foi direcionada para estudantes, professores e funcionários da escola e mulheres da região. Além dos vários temas abordados nas oficinas, se destacou a apresentação artística para os voluntários, em que foram utilizadas a música e a dança para compartilhar a história da Amazônia.

Ao final dos dias de atividades na Ilha do Baixio, a despedida também teve muita emoção, carinho, sorrisos de satisfação e saudade. “Descobri que não há limites para minha vontade de agir e amar, e que os valores lassalistas fazem parte de quem eu sou”, afirmou Alexia Catharina Genari Martins, ex-aluna do Colégio La Salle Toledo/PR.

Esta foi a primeira experiência de voluntariado lassalista na região ribeirinha de Manaus. A Missão marcou intensamente a história dos voluntários, que de forma unânime, afirmaram terem vivido uma das experiências mais especiais de suas vidas.