11/06/2019

EduEmprèn 2019 é aberto oficialmente

No dia 07 de junho foi dada a largada para o EduEmprèn 2019. No evento de abertura oficial, realizado na Universidade La Salle, em Canoas/RS, 160 alunos estiveram presentes para o lançamento da segunda edição do projeto que tem o objetivo de levar noções de empreendedorismo social a alunos da Educação Básica.

Uma novidade para este ano é o número de Comunidades Educativas Lassalistas participantes, que passou de três para oito. São elas: La Salle Canoas e La Salle Niterói, de Canoas/RS; La Salle Esteio, de Esteio/RS; La Salle Dores, La Salle Santo Antônio e La Salle São João, de Porto Alegre/RS; La Salle Carmo, de Caxias do Sul/RS; e La Salle Xanxerê, de Xanxerê/SC.

Com as equipes formadas, a partir de agora cada escola irá acompanhar os projetos a serem desenvolvidos pelos participantes, bem como e as jornadas de empreendedorismo que receberão para aplicar a metodologia empreendedora. Todas as atividades a serem desenvolvidas serão colocadas em prática, desde o projeto inicial até a viabilidade do produto final. Os alunos terão cinco meses para desenvolver as ideias por meio de aulas, orientações e produção de conteúdos, como: vídeos, pôsteres, apresentação e uma proposta criativa de solução empreendedora (os quatro conteúdos são categorias de premiação).

Durante todo o período do projeto, os jovens empreendedores contarão com a expertise de profissionais, professores e alunos da Universidade La Salle, além de capacitação com representantes do La Salle Technova de Barcelona. Uma equipe de cada escola será classificada para a grande final, que acontecerá no dia 09 de novembro, na Universidade La Salle, onde os finalistas vão concorrer à premiação principal: uma viagem a Barcelona para apresentar o projeto aos estudantes da Universidade La Salle Ramon Llull.

Como foi a primeira edição do EduEmprèn

O EduEmprèn foi idealizado na Universidade La Salle Ramon Llull, de Barcelona, na Espanha. Em 2018 a Universidade La Salle sediou a primeira edição do Brasil em caráter piloto, envolvendo 130 alunos de três colégios: La Salle Canoas, La Salle Niterói e La Salle Santo Antônio. Foram três meses para o desenvolvimento das propostas, seleção e a apresentação final, que consagrou como campeã a Equipe Condor, do Colégio La Salle Canoas. Os alunos da segunda série do Ensino Médio apresentaram o “Copo Inteligente”, que identifica alterações do Ph do seu conteúdo interno, ou seja, é capaz de mostrar quando são colocadas drogas nas bebidas. No dia 12 de junho, os alunos embarcarão para a Espanha para apresentar o projeto vencedor no EduEmprèn Barcelona 2019.