25/09/2017

Empatia é tema de palestras na Rede La Salle

Com a finalidade de apresentar a Campanha de Matrículas 2018 e o movimento Transforme Agora, a Rede La Salle tem promovido ações, em parceria com a FTD, com palestras em suas instituições por todo o Brasil, com o tema “Empatia na Educação”.

As atividades já foram realizadas em duas regiões: Rio Grande do Sul e Distrito Federal. No dia 21 de setembro, a Universidade La Salle recebeu professores de instituições da Rede para acompanhar a palestra conduzida pelo psicólogo e professor de Matemática, Marcos Meier. Também houve presença do Secretário Municial de Educação de Canoas, José de Jesus D'Ávila. Já no dia 22 de setembro, o Colégio La Salle Brasília recebeu os educadores de todo o Distrito Federal, para assistir o evento ministrado pelo, também, psicólogo e professor, Ailton Dias.

“Educar é colocar dentro de um certo caminho. Não podemos pensar neste caminho como um limitador, mas pelo contrário. Quero que o meu aluno tenha cada vez mais autonomia. Pois é ela que vai desenvolver a inteligência dele. Eu preciso de alunos autônomos, no sentido de continuarem a se desenvolver na sua inteligência e na sua capacidade crítica. Quando eu tenho empatia por ele, eu sei que esse caminho da autonomia vai ser difícil. Sei que o mesmo vai sofrer, vai bater cabeça, vai errar, ele terá que aprender com os erros”, comentou Marcos Meier, sobre esta competência, a empatia, e como ela pode contribuir no desenvolvimento dos profissionais de Educação.

Ambos falaram sobre a aproximação dos educadores aos seus educandos e sobre a arte de praticar a empatia, sentir da mesma forma que o outro sente, colocar-se no lugar do outro. Frisaram que o tema pode ser abordado em salas de aula, a fim de mobilizar a comunidade a participar de ações da campanha.

“Esta aprendizagem é melhor, na medida que eu compreendo melhor este processo que o aluno está passando. Portanto passo a ser um melhor educador na medida que eu entendo como ele sente, o que ele vai passar e o que eu posso fazer para facilitar esta passagem e não para impedir. As pessoas que não têm empatia, acabam não percebendo a dor do outro e aí não ajudam de maneira nenhuma no processo de aprendizagem”, concluiu Marcos Meier, sobre o processo de aprendizagem ao se colocar no lugar do educando a fim de ajudá-lo.

A próxima atividade já tem região, dia e local marcado. Será na região do Rio de Janeiro, em 27 de outubro, à noite, no Colégio La Salle Abel. Ailton Dias será o palestrante responsável. Outros encontros estão sendo marcados, mais novidades em breve.