08/10/2015

Educação Financeira desde cedo no LSSA

Hoje (08/10), a turma 123 participou de uma atividade bem diferente e empreendedora. A Intus Forma (empresa de conscientização e formação em hábitos sustentáveis), em parceria com o Colégio LSSA, desenvolveu uma oficina de educação financeira para crianças. A ação foi uma espécie de gincana, onde os alunos tinham disponível uma moeda fictícia, denominada “Economis”, para compra de produtos expostos na lojinha montada para a atividade. Cada material comprado por eles serviu para elaborar um desenho com três objetos: um objeto necessário para a vida, um objeto importante e um objeto supérfluo. Após esta etapa cada aluno vendeu o seu desenho, e com o valor foi possível comprar outros produtos, porém dessa vez, destinados ao lazer.

A forma como constituímos nossos primeiros referenciais de aprendizado, guia a maneira como aprendemos ao longo da vida. As crianças de hoje já nasceram em meio a uma realidade cercada de tecnologias que mudam e evoluem a cada minuto, construindo seus modos de aprendizado de forma coerente e integrada a essa realidade. Com o objetivo de construir hábitos financeiros saudáveis nas crianças, para que cresçam conscientes, essa atividade mostrou o quanto é possível economizar nas coisas mais simples. Foi um momento de muita atenção e estratégia, para que todo o dinheiro não fosse gasto de uma só vez.