13/08/2015

Filosofia e Literatura são destaques em sala de aula

O componente curricular, Filosofia, é trabalhado desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, proporcionando a compreensão e entendimento de conceitos e significados vivenciados nas experiências cotidianas das crianças. Entender a relação conceitual da vida, das emoções, do corpo e pensamentos, favorece o desenvolvimento da criança que diariamente pratica filosofia em momentos de curiosidades e descobertas. A partir da literatura prevista para as turmas, e explorando a temática da filosofia, os professores do 3º Ano estão trabalhando com a coleção de livros “Armando” da editora Paulus, que busca entender de uma forma leve questões como diferenças, o corpo e o espaço.

O primeiro trabalho, de uma série de atividades propostas para esse trimestre é a sensibilização dos alunos, utilizando argila. Cada estudante deveria expressar o espaço da sua casa que mais se identifica ou partes do corpo. A argila, por ser um material maleável e fluído, permite a criança ter um maior contato com os sentidos, liberar seus movimentos, desenvolver a percepção, a psicomotricidade: integração das funções motoras e psíquicas em consequência da maturidade do sistema nervoso (fatores importantes na sua formação). A partir dos livros também foi criado um polígrafo de exercícios que serão aplicados durante o 3º trimestre.