14/05/2015

Projeto Eu Me Remexo Muito aborda Anatomia

Na quarta-feira (13/05) os alunos da P32 trabalharam em cima do projeto, Eu me Remexo Muito, sobre o corpo humano e suas principais funções. O projeto vem sendo desenvolvido ao longo do trimestre e busca tematizar questões gerais das crianças e suas percepções sobre corpo humano. Nesse trabalho são evidenciadas suas principais características, como a visão sobre sua própria imagem, relação com outros colegas, como também estímulos através de atividades físicas e motoras - atenção, percepção, linguagem oral e escrita, coordenação, criatividade e outros fatores para o desenvolvimento integral de cada uma delas.

A aula contou com a presença bastante especial da professora e Bióloga da UFCSPA, Cláudia Bica. Primeiramente a professora mostrou e explicou através de um boneco como se chamavam partes do corpo e suas especificidades. Logo, falou da importância dos equipamentos de segurança e distribui luvas de látex para todos os pequenos protegerem suas mãos. Em seguida, passou para os alunos verem o acervo para o estudo de anatomia da universidade, destacando funções importantes e ajudando no entendimento de todos. Finalizando, a professora Damiane Furtado e a convidada, a partir de um desenho das crianças em tamanho real, solicitaram para que cada uma destacasse as partes do corpo humano no desenho.

Essa dinâmica ajuda as crianças no desenvolvimento da expressão corporal, da motricidade e da autonomia para o seu crescimento saudável. O projeto aborda questões na qual os pequenos se deparam todos os dias - desenvolver e explorar percepções de anatomia, ajuda na produção de arte, do desenho, da pesquisa, música e brincadeiras dentro e fora de sala de aula.