01/12/2014

LSSA é premiado no Festival de Cinema de Guaíba

Encerrou no sábado o 13º Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema de Guaíba e o Colégio La Salle Santo Antônio foi premiado em três categorias. O LSSA participa do Festival há mais de cinco anos e em 2014, além de participar levou quatro prêmios nas categorias Mostra Propaganda, Mostra Infantil e Mostra Ficção/Ensino Médio. Na Mostra Propaganda foram dois prêmios – Prêmio “Destaque Especial” para a propaganda, “Doação de Sangue” dirigido por Luiza Pires, e primeiro lugar para “Mude Sua Atitude: Cuide dos Idosos”, dirigido por Vitória Brescancin Cerbaro. As duas propagandas foram produzidas em 2014, por alunos da 8ª série, para a disciplina de Artes da Professora Miriam Walber Viana.

O curta “Invisível aos olhos” dirigido por Luiza Ramos e produzido para o XIII Festicine do Colégio La Salle Santo Antônio, conquistou o segundo lugar na categoria Mostra Ficção/Ensino Médio. Já na categoria Mostra Infantil o Colégio levou o primeiro lugar com o curta “Uma aventura marinha”, dirigido pela professora Giani Belmonte Manganelli e estrelado pelos alunos da turma P41. O curta fez parte do projeto “Planetinha água” desenvolvido pela professora no segundo trimestre de 2014.

O Festival de Vídeo e Mostra de Cinema começou em 2002, promovido pelo Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, de Guaíba. A idéia do Festival surgiu no final dos anos 1990, quando foram inseridas nas aulas de Artes conteúdos sobre cinema.  Hoje, o Festival tem espaço para trabalhos realizados por estudantes de diversas escolas do Brasil, nas categorias de documentário, ficção e propaganda. Além da exibição de vídeos dos alunos, o Festival conta com Mostra de Curtas, palestras e debates sobre o uso da mídia na educação.

Parabéns aos nossos cineastas!