24/11/2014

XIV Festival de Cinema do LSSA

Na noite dessa quinta-feira (20), aconteceu a premiação do XIV Festival de Cinema do Colégio LA Salle Santo Antônio. O Festicine envolve alunos das 1ªs e 2ªs séries do Ensino Médio, com a produção de documentários e curtas-metragens ficcionais, a partir de obras consagradas da literatura.

A primeira edição do Festival de Cinema do Colégio La Salle Santo Antônio foi no ano de 1999. Inicialmente eram apresentados apenas curtas-metragens, sendo em 2004, agregado ao festival, documentários com temáticas relacionadas às Campanhas da Fraternidade de cada ano. Atualmente os documentários também são produzidos com base em outros temas.

Neste ano seguindo o assunto Copa do Mundo, os documentários produzidos pelos estudantes da 1ª série do Ensino Médio, premiados nesta edição do Festival são: Copa do Mundo no Brasil: golaço ou bola fora? (212) – Melhor Fotografia; Embromation (211) – Originalidade; Os olhares sobre a Copa (211) - Melhor Trilha Sonora; Copa do Mundo no Brasil: golaço ou bola fora? (212) - Sensibilização Social; 2006, 2010, 2014 (212) – Prêmio Informação; Embromation (211) – Melhor Roteiro; Embromation (211) – Melhor Direção e Embromation (211) ficando com o prêmio de melhor Documentário.

Com orientação dos professores Elivelto Machado, disciplina de Filosofia e Sociologia, Cléria Barcelos, de Literatura Brasileira e Gilbran Martil, de História, os estudantes das 2ªs séries do Ensino Médio concorreram elaborando curtas baseados em obras de autores como: Machado de Assis, Carlos Drummound de Andrade, Cecília Meirelles e até mesmo o cantor e compositor Milton Nascimento.

Os vencedores na categoria Curta-Metragem foram: Achados e Perdidos – Melhor Fotografia; Minha Identidade – Montagem; Eco – Melhor Figurino; Rodrigo de Farias Giglio - Participação Especial; Vácuo – Trilha Sonora; Trilhos e Eco - Júri Popular; Bruno Vinícius Cassol Orengo - Ator Coadjuvante; Natally Woida Ponzi - Atriz Coadjuvante; Daniel Marek Sabini – Melhor Ator; Amanda Costa Nunes – Melhor Atriz; Eco – Melhor Roteiro; Minha Identidade – Melhor Direção e também o vencedor de melhor curta-metragem.

A noite ainda reservou uma surpresa para a professora Sonia Isabel de Souza Barcella. A professora de história, hoje aposentada, foi uma das idealizadoras do projeto de cinema no LSSA e como reconhecimento desse trabalho, recebeu a homenagem do Colégio e estudantes. Além disso, a Escola de Atores, dirigida por Daniel Castilhos, ofereceu aos vencedores de melhor atriz e ator uma bolsa integral para o próximo semestre do curso de atores da escola.

O Colégio La Salle Santo Antônio parabeniza todos que fizeram parte desse evento, estudantes, professores e colaboradores que ajudaram a organizar e tornar o momento mais que especial.