07/11/2014

Alunos do 6º ano autografam obra na Feira do Livro

Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, desenvolveram durante este ano o projeto Dialo’Artes. De maneira inter e multidisciplinar, envolveram-se nessa proposta as disciplinas de História, Geografia e Ensino Religioso, compondo o pano de fundo para que, através da Educação Artística e Língua Portuguesa, fosse possível a construção do livro Abayomi.

No período da escravidão, nos navios negreiros, as mulheres rasgavam a barra da saia e faziam com as tiras de pano pequenas bonecas “abayomis” para as crianças brincarem. As abayomis são bonecas de pano, sempre negras, de formas e tamanhos variados e de confecção muito simples, pois não utilizam cola nem costura, e os retalhos de que são confeccionadas são sempre amarrados.

Seu significado remete àquele que traz felicidade, alegria ou o encontro de algo precioso. Presentear alguém com uma dessas pequenas bonecas é como oferecer ao outro o que se tem de melhor, algo que carregue nossas qualidades.

Amanhã dia 08 de novembro, na 60ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre os estudantes estarão apresentando o resultado desse belo trabalho em uma sessão de autógrafos. O Colégio La Salle Santo Antônio tem muito orgulho em apresentar não somente para a comunidade Antoniana, mas para toda sociedade este livro, cujo nome remete a um “encontro precioso”.

Dia: 08 de novembro

Horário: Turmas 161 e 162 às 14hs