08/10/2014

Pastoral

Retiro Espiritual dos Catequizandos

No último sábado, dia 4 de outubro, aconteceu na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) o retiro espiritual dos catequizandos da Paróquia Santo Antônio do Partenon. A atividade contou com a participação de dezenove catequistas e 220 catequizandos. O tema escolhido para o retiro deste ano foi "Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”, do Evangelho de São Mateus.

O objetivo do retiro foi aprofundar os estudos sobre as partes da missa, utilizando dinâmicas prazerosas como ferramentas de motivação e aprendizado. O retiro foi uma oportunidade de estreitar os laços entre catequizandos, catequistas e suas famílias.

O retiro começou com o Frei Adani Guerra apresentando aos catequizandos a vida de São Francisco, cuja festa litúrgica foi celebrada no dia 4. Os Estudos das Partes da Missa foram realizados de forma lúdica, com uma "caça ao tesouro". Ao final, os grupos se reuniram conforme as partes da missa e realizaram uma procissão até a Paróquia para a Santa Missa da Renovação das Promessas do Batismo. Durante cerimônia, um catequizando interpretou a música "Dentro de mim existe uma luz", do Padre Zezinho, enquanto eram acesas velas. Foi um momento de bastante emoção e beleza.

A Catequese contou com o apoio e a contribuição de várias pastorais para a realização do retiro. Participaram as Pastorais: Familiar, da Ação Solidaria, do Batismo e do Canto. Também colaboraram a Equipe de Apoio do Pátio, a Equipe de Apoio Almoço e Lanches, o Banrisul e o Colégio La Salle Santo Antônio.

Fonte: http://www.paroquiasantoantoniodopartenon.org/index.php/component/content/article/9/732