26/09/2014

2º Encontro Formativo de Líderes da Rede La Salle

Ocorreu no dia 25 de setembro de 2014, no parque FEBEL o 2º encontro formativo de Líderes de turmas das escolas da rede La Salle. Participaram do encontro cerca de 120 estudantes de Porto Alegre e Região metropolitana e o tema foi “As qualidades de um Líder e Liderança no mundo de hoje”.

Os estudantes participaram de diversas atividades, entre elas um momento de formação onde foi possível debater conteúdos sobre a importância na formação de líderes e a importância da liderança na conjuntura atual. Houve também almoço e lanche partilhados e místicas de integração.

A principal mensagem passada aos estudantes foi que os grandes líderes se formam na prática do dia a dia, desde casa, e em todas as suas relações diárias e que ser líder é desempenhar vários papéis em um constante exercício de solidariedade. Esse exercício exige empatia, coragem, justiça, espírito de equipe, dedicação a essa nobre missão social.

Os alunos do Colégio La Salle Santo Antônio foram acompanhados pelo Vice-Diretor Ir. Jonas Cerbaro, o professor Francisco Limas e a Orientadora Educacional Fabiana Oravec Rosa. Confira o relato de dois dos estudantes presentes no encontro:

Aluno: José Paulo K. Andrade. Turma 212. La Salle Santo Antônio

O encontro de lideranças que tivemos dia 25 no parque febel, teve para mim muita importância, pois o papel dos lideres em sala de aula deve ser com maturidade, ajudando na resolução de alguns conflitos. Tiveram dinâmicas e foi divertido, observamos os diversos tipos de lideranças, algumas são bem complexas e não conseguem interagir com os colegas. Devemos sempre nos integrar para que possamos viver como uma família que as vezes acerta e erra também na formação.

Aluna: Bárbara Aguiar. Turma 81 8º ano. La Salle Esmeralda.

O encontro de Líderes em sua segunda etapa foi mais descontraído por conta que tínhamos uma ideia do primeiro. As atividades desse encontro foram mais aprofundadas, onde pudemos ver a importância do Lider/Vice na sala, na sociedade e todo o seu papel. Não estamos naquela função para mandar em alguém, mas sim para ajudar a turma, estarmos bem informado, se necessário também devemos chamar a atenção de nossos colegas, porém com muito respeito, somente quando for preciso. Descobrimos o verdadeiro sentido de ser líder e desenvolver nosso papel na escola, termos iniciativa própria, por mais difícil que seja a situação.