17/07/2014

Visita à Exposição 12.000 Anos de História

O 3º ano do Turno Integral da turma da Profª Marcia Almeida realizou no dia 15 de julho, uma aula passeio ao Museu da UFRGS onde está ocorrendo a exposição “12.000 anos de História”. Essa atividade foi a finalização do projeto "Megafauna Pré-Histórica”

Um dia antes do passeio, a professora, em sala de aula, compartilhou com as crianças uma Caixa Temática onde existiam réplicas dos fósseis que iriam encontrar na exposição, mapas mostrando a formação geográfica do Rio Grande do Sul no período da Pangeia e um vídeo complementando todas as informações já encontradas na caixa.

Durante a visita ao Museu, mediada por um monitor da UFRGS, os alunos puderam conhecer um pouco da pré-história no Rio Grande do Sul, ter contato com instrumentos de caça e de coleta confeccionados pelos nossos antepassados, bem como maquetes de ocas onde eles viveram.

O grupo foi bastante participativo e muito atento às explanações do mediador, questionaram sobre a megafauna no Rio Grande do Sul, podendo confirmar o que havia sido estudado durante o projeto: existiram aqui animais como Mamute, Tatu Gigante e Esmilodonte, o Tigre Dentes de Sabre. A turma foi elogiada pelo mediador por já saber que na Megafauna Pré-Histórica não existiam dinossauros, pois estes pertenceram ao período Jurássico.

Os alunos fizeram anotações e posteriormente produzirão um material com o que foi aprendido no passeio. Todos levaram folders da exposição e manuais sobre o Museu da UFGRS.