28/06/2014

Vida Religiosa

Os Apóstolos Pedro e Paulo - "Dia do Papa"

Os Apóstolos Pedro e Paulo -

Celebramos, no dia 29 de junho, os Apóstolos Pedro e Paulo, mártires da fé e “príncipes dos apóstolos” cuja veneração chegou até os nossos dias. A data também é chamada de "Dia do Papa", pois o Papa nos dias de hoje representa a missão confiada aos apóstolos no passado.

A instituição que não tem bases sólidas acaba por ruir quando sopra o vento forte, quando águas impetuosas invadem ou quando o fogo se faz sentir. Contudo, quando a construção é sólida como uma rocha, se mantém firme apesar das intempéries. Assim é a edificação realizada por Pedro e Paulo. Pedro representa a Igreja conforme as palavras de Jesus: “... eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja...” (Mt 16, 18). Paulo, por sua vez, representa a missão da Igreja com suas inúmeras viagens levando o cristianismo ao conhecimento de muitos povos.

A Igreja Católica Apostólica Romana tem nestes grandes apóstolos a exemplificação de sua identidade. Na medida em que eles assumiram para si a cruz de Jesus, demonstra que a sua força não está nas aparências, no comodismo ou nos modismos que se transformam com o passar do tempo. Assim sendo, a identidade da instituição que afirmada sobre  pedra está, é aquela que se faz notar mediante a missão que desconhece fronteiras e sustentada na fé em Jesus Cristo.

< voltar