23/06/2014

Aprendendo funções matemáticas com o jogo Dorminhoco

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio estão aprendendo Funções Matemáticas de uma forma muito divertida: jogando "Dorminhoco". O objetivo do jogo é ajudar-los na construção mental dos gráficos de Função Polinomial do 1º grau através da análise dos coeficientes, determinando a Lei da Função Inversa e correlacionando os gráficos das duas funções.
Com este trabalho, os grupos desenvolvem estratégias de jogo, aprendem com mais rapidez e precisão o cálculo de funções. Para jogar são formados grupos de quatro a seis estudantes e cada jogador recebe cartas embaralhadas e com elas, deverá formar uma sequência de quatro cartas: a fórmula da f(x), o gráfico da f(x), a fórmula da inversa da f(x) e o gráfico da inversa da f(x).