16/06/2014

Uma Copa de Valores para os alunos do Turno Integral

Encerrou hoje, 16 de junho, as atividades do projeto desenvolvido com alunos do Turno Integral do Colégio La Salle Santo Antônio, "Uma Copa de Valores". O projeto teve início em 11 de junho, e o principal objetivo foi despertar nas crianças aspectos socioemocionais e valores. Cinco etapas foram desenvolvidas: contação de histórias, confecção de medalhas, partida de futebol de rua, debate e entrega das medalhas.
Na primeira etapa, a contação de histórias, os alunos estabeleceram regras para o futebol de rua, levando em consideração valores como solidariedade, cooperação, amizade e respeito. Os livros utilizados como base foram "Bichobol", de Vitor Bourguignon Vogas, e "Armandinho, O Juiz", da autora Ruth Rocha. Cada valor deu origem a uma série de medalhas confeccionadas pelos próprios estudantes.
Nessa manhã as turmas se reuniram para as partidas de futebol, e em uma formação mista, eles colocaram em prática as regras estabelecidas na contação de histórias, onde o mais importante era respeitar as diferença e a individualidade de cada jogador.
O encerramento do projeto foi o momento onde cada um pode descrever a sua experiência, contando se havia conseguido atender as regras combinadas ou colaborado para que os colegas fizessem o mesmo. Ao final, cada aluno recebeu uma medalha referente às atitudes positivas destacadas pelo grupo.