23/05/2014

Comemoração do Dia de São João Batista de La Salle

Foi comemorado no último dia 15 de Maio o Dia de São João Batista de La Salle, fundador da Rede La Salle. Durante sua vida, La Salle se dispôs a ajudar as pessoas mais necessitadas e fez isso através da educação. João Batista de La Salle foi considerado Santo em 15 de Maio de 1950,quando foi canonizado pelo papa Pio XII e declarado, também, Patrono dos educadores.

Para comemorar o Dia de São João Batista de La Salle a bibliotecária Gislene Rodrigues passou pelas turmas dos anos iniciais e da educação infantil contando a história de vida de La Salle acompanhada pelo mascote Lassalinho. As turmas cantaram o hino Lassalista e conversaram com o mascote.

João Batista de La Salle nasceu no dia 30 de abril de 1651 em Reims, França e foi um sacerdote, pedagogo e pedagogista francês. De pensamento inovador, consagrou-se ao formar professores destinados a educação de crianças pobres. Foi da congregação religiosa dos Irmãos das Escolas Cristãs, ou Irmãos Lassalistas, dedicada à educação, especialmente dos mais pobres.

Atualmente, a congregação está espalhada pelo mundo. Presente em mais de 80 países, tem 6mil irmãos, 55mil educadores e mais de 1,5 milhão de alunos. No Brasil, os Lassalistas estão presentes desde 1907, quando fundaram a sua primeira escola para os filhos dos operários que residiam no bairro Navegantes, em Porto Alegre. São hoje, mais de 200 Irmãos e 2500 educadores, em 43 Comunidades Educativas, que atendem mais de 60 mil crianças, jovens e adultos, em 11 estados brasileiros.