29/11/2023

Consciência Negra: reflexão, cultura e igualdade

Sabemos que é necessário promover o respeito e a igualdade diariamente, oportunizando reflexões críticas a respeito da nossa sociedade e proporcionando acesso ao conhecimento e à cultura. Junto com as famílias, a escola busca transformar o mundo em um lugar mais humano, inclusivo e justo.

Com esse intuito, o La Salle Santo Antônio realizou atividades especiais em alusão à Semana da Consciência Negra. Um dos destaques foi a oficina Música Preta Brasileira (MPB). "A ideia foi valorizar a contribuição imensa dos artistas negros para a cultura do nosso país". relata a bibliotecária Gislene Rodrigues.

Após uma reflexão inicial sobre o racismo estrutural, os estudantes foram convidados a refletir sobre o preconceito e "o perigo de uma história única". Os antonianos puderam conhecer artistas negros, ouvir suas músicas, estudar sua biografia, ampliando o repertório cultural e valorizando o impacto da cultura negra na música brasileira. Cantores e compositores como Emicida, Cartola, Dona Ivone Lara, Sandra de Sá e Rafuagi foram alguns dos artistas explorados na atividade.

Confira outras oficinas realizadas com os antonianos: de Capulanas; Vivências cotidianas com o racismo; Amarelinha Africana; Contações de histórias e releituras.