27/11/2023

Ensino Fundamental I

5º ano EF se prepara para novos desafios

5º ano EF se prepara para novos desafios

No dia 24 de novembro, às 19h, no campão do Colégio, o La Salle Santo Antônio realizou o evento de encerramento do projeto Passaporte, para os estudantes, famílias e educadores do 5º ano do Ensino Fundamental. A atividade simbolizou o "embarque" dos antonianos para a próxima etapa da vida escolar, o nível de ensino dos Anos Finais. A cerimônia consistiu na conclusão da primeira etapa do Ensino Fundamental, celebrando o desenvolvimento e superação dos estudantes. 

Para auxiliar e preparar os antonianos para a etapa que virá, ao longo do ano, realizamos momentos de discussões e trocas de experiências com os professores e estudantes do 6º ano EF, explicando a dinâmica do próximo nível de ensino, a fim de mitigar a ansiedade em relação aos novos desafios. As atividades desenvolvidas foram criadas para que os estudantes descobrissem a maneira mais adequada de estudar, construindo formas de autogerenciamento, no que se refere à autonomia, responsabilidade e organização com os estudos e processo de construção de novos conhecimentos. 

A importância de auxiliar o estudante na transição de nível de ensino

A transição de nível de ensino costuma mexer bastante com a rotina do estudante, podendo gerar ansiedade e incertezas em relação aos novos desafios que surgirão. Em especial, na passagem do 5º ano do Ensino Fundamental para o 6º, acontecem muitas mudanças, como a troca da unidocência para pluridocência, aumento de trabalhos e provas, e a necessidade de maior gerenciamento e autonomia por parte do aluno.

< voltar