09/11/2021

Inteligência emocional desde cedo

Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e analisar os próprios sentimentos, a fim de lidar melhor com eles, bem como se relacionar com os outros. Se, para os adultos, já é um desafio e tanto, para as crianças isso é ainda mais difícil.

Pensando nisso, a orientação educacional da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Santo Antônio, desenvolve um projeto com os estudantes do Pré I, Pré II e 1º ano EF. A iniciativa tem como objetivo auxiliar os alunos a identificarem suas emoções, desenvolvendo o autoconhecimento e autonomia.

Após assistirem a um vídeo sobre o tema, as crianças receberam desenhos de rostos para colorir e identificar o que estavam sentindo no momento. Entre as opções disponibilizadas, havia expressão de medo, raiva, felicidade, tristeza, tédio etc. O exercício possibilitou a identificação e nomeação de suas emoções, exercitando a inteligência emocional.

“Aprendendo a expressar-se e a reconhecer as suas emoções, a criança poderá desenvolver estratégias para resolver um problema, ou afastar-se do que está lhe causando aflição, lidar com eventos negativos, como também, pedir ajuda a um adulto”, relata Lilian Gasparotto Jalil, psicóloga e orientadora educacional da Educação Infantil e 1º ano EF.