27/11/2019

Campanha de Novembro: Respeito às diferenças

O Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs Lassalistas, em parceria com o Escritório Católico Internacional da Criança (BICE), lançou a campanha “La Salle Construindo o Futuro”, que abordará, a cada mês, um dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. Para o mês de novembro, o tema que estamos trabalhando no Colégio é o Direito de Igualdade e respeito às diferenças.

Foram realizadas diferentes atividades, como uma forma de nos aprofundarmos no tema, por exemplo o Festival dos Imigrantes que propôs ao 5º ano um estudo e reflexão sobre a história dos nossos antepassados. Recebemos também a visita de Daniel Munduruku, que conversou com os estudantes de 8° ano sobre o livro “Memórias de Índio”, no qual conta suas vivências na comunidade indígena e sua inserção no mundo da escrita. Foi uma conversa repleta de aprendizado e ensinamentos sobre o respeito às diferenças. Para falar sobre sexualidade, recebemos as Psicólogas Andrea Alves e Lúcia Pesca, que conversaram com o 9º ano sobre o respeito à diversidade, a importância de falar sobre as dúvidas que possuem, buscar ajuda quando necessário, respeitar o próprio corpo e também compreender não só o seu momento, como também o do outro.

Durante a semana da consciência negra, foi feita uma exposição na Lassalleoteca com autores e autoras negras, oficina de Abayomis, brincadeiras, contação de lendas africanas, exibição do filme ‘’O menino que descobriu o vento’’, e um painel sobre Relações Étnico-Raciais no Brasil, em que os professores Daniel Moojen, Guilherme Iponema e a bibliotecária Gislene Rodrigues dialogaram com os estudantes sobre racismo no cotidiano e a importância da diversidade e do respeito na construção de uma sociedade melhor para todos.

Além de todas as atividades citadas, o Festicine, tradicional Festival de Cinema do Colégio, teve como tema em 2019 a Campanha da Fraternidade. Na última sexta-feira, aconteceu a premiação e foi notável a profundidade e cuidado que os estudantes tiveram para a criação e execução dos trabalhos. Trabalhar o respeito às diferenças é um dos ensinamentos lassalistas, o qual é constantemente colocando em prática nos projetos realizados pelo Colégio.

No próximo ano, a Campanha La Salle Construindo o Futuro vai seguir abordando temas dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e também está alinhada com a Agenda 2030, que é um plano de ação mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) na busca por fortalecer a paz universal. Acompanhe o Site do Colégio e fique por dentro de todos os projetos realizados.