12/09/2013

Bibliotecas

Projeto do Clube de Robótica participa da MOSTRATEC

Projeto do Clube de Robótica participa da MOSTRATEC

O professor de Física Carlos Leandro de Oliveira, responsável pelo Clube de Robótica, e os estudantes Vicente Solka Espíndula, Thomas Ventura Iser e João Batista de Souza Daher Júnior estarão representando o Colégio La Salle Santo Antônio na MOSTRATEC 2013, Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 20 a 25 de outubro na FENAC, em Novo Hamburgo. A MOSTRATEC é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato com o intuito de apresentar projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, realizados por jovens cientistas do Ensino Médio e da educação profissional de nível técnico do Brasil e de outros países, principalmente da América Latina.

O projeto “Parada Inclusiva” que será apresentado na mostra objetiva facilitar a utilização do transporte coletivo por deficientes visuais. O projeto consistiu na criação de um dispositivo interativo acoplado à parada de ônibus que avisa os usuários, deficientes ou não, quando um ônibus se aproxima, além de identificar à qual linha o ônibus pertence. Para a execução do projeto, foi utilizada uma placa RFID (do inglês "radio-frequency Identification"), que identifica o ônibus através de uma tarjeta localizada no veículo. Com o veículo identificado, a placa RFID manda a informação recebida para a placa Arduino, que processa a informação e comanda os módulos MP3 e LCD que informarão os usuários acerca do ônibus que se aproxima. A placa Arduíno, por ser um hardware livre e possuir código aberto, diminui custos de produção e permite fácil adaptação às mais diversas realidades das cidades brasileiras. Além disso, os materiais utilizados no projeto podem ser reaproveitados de computadores e aparelhos antigos, reduzindo o desperdício.

Todos os participantes da mostra receberão certificados de participação e os três melhores de cada área serão premiados. Os projetos destaques são credenciados para participar de feiras no exterior, de acordo com as condições estabelecidas nos convênios firmados com a MOSTRATEC. O evento proporciona a integração entre as instituições de ensino, pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias. 
< voltar