Atividades Extraclasse

O que fazer com as crianças e os jovens depois ou antes da escola?

Essa é uma dúvida que atinge muitos pais. Principalmente os que trabalham fora e não têm tempo para pajear os filhos no chamado contraturno, o período oposto ao da escola. Divididos entre as obrigações da vida e as obrigações de pais e de mães, eles têm de se virar nos 30 para conseguirem proporcionar lazer e cultura aos filhos.

Que tal escolher com seu filho algumas atividades extraclasse para esse ano? É uma ótima opção para evitar que ele passe o dia todo sozinho em frente à televisão ou ao computador, e os cursos ainda contribuem para o desenvolvimento de diferentes capacidades. Autoestima e timidez podem ser trabalhadas em um curso de teatro, enquanto raciocínio lógico e coordenação motora são desenvolvidos nas aulas de robótica, por exemplo. Diversas pesquisas indicam também que a responsabilidade e autonomia estimuladas nos cursos extracurriculares colaboram para um melhor rendimento escolar.

Como escolher um curso extracurricular?

Atividades depois das aulas normais são importantes para aprimorar o desenvolvimento da criança. O início do ano escolar é o momento certo para definir como será a rotina do aluno. Além de determinar o horário da lição de casa, do estudo, do computador e do descanso, os pais se deparam com o desafio de preencher o tempo ocioso da criança ou do adolescente.

 

Se está convencido a matricular seu filho em algum curso, não deixe de ver as opções a seguir:

ATIVIDADES ESPORTIVAS

O esporte pode ajudar com a agressividade das crianças e o bullying. Os estudantes aprendem a respeitar as diferenças e, ao mesmo tempo, ter a humildade de reconhecer que todos nós temos nossas fraquezas e nossos defeitos. Além de uma opção que poderá proporcionar ao seu filho a atividade física que faltava, acompanhada da comodidade e segurança que o Colégio proporciona.

ATIVIDADES CULTURAIS

Tem como objetivo proporcionar aos estudantes atividades complementares com a intenção de integrar, socializar e incentivar as diversas formas de manifestação cultural como parte da formação cidadã. Além de promover o desenvolvimento de habilidades e de conhecimentos buscando a formação integral do aluno.

  • Ballet

    Educação Infantil e Ensino Fundamental I

    Matrículas diretamente na Secretaria do Colégio.

    ballet é uma dança que exige movimentos amplos e precisos e membros muito bem alongados, pois a flexibilidade é um componente essencial para uma técnica perfeita. A flexibilidade é um benefício muito importante para o corpo, pois previne dores e encurtamento muscular e ainda promove fortalecimento.

    #6 motivos para se dedicar às aulas: Autoestima e autoconhecimento; Elasticidade; Postura; Equilíbrio; Respiração; Emagrecimento e definição muscular.

  • Judô

    C3, Pré I, Pré II e Ensino Fundamental I

    Matrículas diretamente na Secretaria do Colégio.

     

    A prática do judô não se limita ao exercício físico, é ensinada também a filosofia de Jigoro Kano. Ela se baseia na suavidade, na eficiência dos movimentos e no bem-estar e nos benefícios mútuos.

    # 6 motivos para praticar judô: Concentração; Autoestima; Persistência; Responsabilidade; Respeito; Saúde.

    Um dos benefícios de prática do judô na idade escolar é o desenvolvimento da concentração. Esse esporte auxilia na concentração, e com isso você consegue ter um índice maior de aprendizado, assim como faz com que o estudante valorize as conquistas pelo esforço, a disciplina e a organização.

    Praticar judô requer persistência e força de vontade e os treinos ajudam a desenvolver esses traços nas crianças desde cedo.

    Ajuda na coordenação motora, porque é um esporte multiarticulado, você tem de mexer todo o corpo para fazer os movimentos. Do ponto de vista da saúde promove a melhora dos sistemas circulatório, cardiorrespiratório e osteomuscular, combatendo o sedentarismo, obesidade, diabetes, hipertensão, depressão entre outras patologias, além dos aspectos do psíquicos.

  • Ginástica

    Educação Infantil e Ensino Fundamental I

    Matrículas diretamente na Secretaria do Colégio.

    Ainda está faltando incentivo para você começar a praticar alguma atividade física? Conheça os diversos benefícios da ginástica para sua saúde: melhora a força, aumenta a flexibilidade e fortalece ossos e articulações. Diminui a pressão arterial, diminui o colesterol total e aumenta o colesterol bom. Promove maior fluxo de sangue para o cérebro e libera endorfinas, o que aumenta a sensação de bem-estar. Além de recupera a autoestima, também reduz ansiedade e estresse.

  • Teatro

    Ensino Fundamental e Ensino Médio

    Matrículas diretamente na Secretaria do Colégio.

    A linguagem do teatro ajuda a experimentar, por meio da representação, outras realidades e infinitos pontos de vista e pode ser utilizada em qualquer lugar, inclusive em sala de aula. Comprovadamente, a inclusão das artes cênicas no cotidiano escolar traz grandes benefícios para os alunos. Essa prática desenvolve técnicas de oratória e retórica, a expressão corporal, a interpretação de texto, estimula a criatividade e ainda proporciona acesso a grandes clássicos da dramaturgia mundial e nacional. Por isso o Colégio já aderiu a essa atividade como atividade extracurricular.

    Quer saber mais sobre o assunto? Então, veja cinco benefícios:
    # Aulas de teatro favorecem a interação entre alunos;
    # Estimula o autoconhecimento e a comunicação;
    # Aumentam a autoestima das crianças e adolescentes;
    # Elevam o interesse pela leitura e estimulam a criatividade;
    # Aumentam o senso de responsabilidade e comprometimento.

  • Violão

    Ensino Fundamental I

    Matrículas diretamente na Secretaria do Colégio.

    A prática da música ensina e dá coragem para que os alunos ultrapassem medos e assumam riscos. Por muitas vezes em nossa vida lidamos com medos e ansiedades, encará-los e superá-los podem nos levar a ter uma vida mais saudável.

    Os benefícios são inúmeros tanto para a sociedade quanto para cada indivíduo, a autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização e de concentração são valorizadas com o estudo da música.

    O estudo da música também valoriza o trabalho em equipe. Para que uma orquestra tenha sucesso, todos os seus elementos têm que trabalhar em conjunto harmoniosamente com um único objetivo, o desempenho, e têm que se comprometer a aprender a música, participar em ensaios, e praticar música em conjunto.

  • Coral

    Educação Infantil e Ensino Fundamental I

    Matrículas diretamente na Secretaria do Colégio.

    -

     

  • Teclado

    Educação Infantil e Ensino Fundamental I

    Matrículas diretamente na Secretaria do Colégio.

    Tocar música, em especial o teclado, é antes de mais nada uma oportunidade para se divertir e relaxar. Aprender o piano é uma atividade divertida, apesar de tudo o que possa ser dito. E mesmo que no começo seja algo extremamente difícil. Sim, tocar escalas não é a coisa mais agradável do mundo de se fazer. Mas tocar músicas que amamos, na frente de amigos ou até mesmo sozinhos, é algo que traz muita satisfação.

  • Vôlei

    Ensino Fundamental II e Ensino Médio

    Matrículas diretamente na Secretaria do Colégio.

    -

  • Basquete

    Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

    Matrículas diretamente na Secretaria do Colégio.

    -

  • Futsal

    Pré I, Pré II, Ensino Fundamental e Ensino Médio

    Matrículas diretamente na Secretaria do Colégio.

    -