21/09/2021

Bibliotecas

Tempo de semear na Escola La Salle

Tempo de semear na Escola La Salle

Alegria, bagunça, pureza e sinceridade fazem com que as crianças tenham um jeitinho único, de forma a conquistar e encantar rapidamente. Imagina com um vasinho de plantas nas mãos! Foi com muita felicidade, outra característica marcante dos pequenos, que no dia 9 de setembro eles receberam vida brotando da terra das mãos do diretor, Irmão Jardelino Menegat. Cada um saiu da escola levando uma muda de salsinha, plantada e cuidada pelo próprio Irmão. A horta que ele cultiva tem enchido de verde as casas dos lassalistas. No Colégio La Salle Abel, as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental - Anos Iniciais (2º ao 5º anos) já haviam recebido suas mudas por meio do projeto Doses de Natureza, que pretende estimular os estudantes, desde cedo, a preservarem o meio ambiente. Agora, algumas das hortaliças semeadas também chegam aos alunos da Escola La Salle RJ.

A turma do Pré I adorou a novidade. Apesar de terem apenas 5 anos, os alunos já têm na ponta da língua a resposta de como cuidar de suas plantinhas.“Vou deixar no meu quarto e colocar água para ela não morrer”, conta Daniela Miranda. Já o amigo Bernardo Severo revela ter uma certa prática com a jardinagem:  “Eu tenho uma plantinha de beterraba e mais um monte... Cuido de todas”. Elloá Cardoso não fica para trás e também explica como faz para cultivar suas plantas. “Eu coloco água e coloco no sol e cuido dela e aí elas crescem todas”, diz a menina.  


À esquerda, a aluna Daniela Miranda. À direita, Bernardo Severo posa para foto junto com sua colega de turma. O Irmão fez questão de entregar cada muda

Apesar da certa independência explicitada nessas falas, os pais não só podem como devem zelar pelas mudas, reforçando os laços que unem a escola à família. Por isso, os responsáveis foram desafiados a registrarem o crescimento da salsinha, enviando as fotos para as professoras.   

Por meio do presente, a La Salle RJ espera que as crianças sigam aprendendo no cotidiano de casa a importância não só da preservação da natureza, como também da alimentação balanceada, com direito a muitas cores no prato, inclusive o verde. Essa, aliás, é uma iniciativa que não vem hoje.  

 

Horta da Escola La Salle RJ

Os alunos continuam podendo interagir com a própria horta da escola, cultivada há anos pelo colaborador Fabiano de Paula. Começou devagar, apenas com alguns temperos básicos usados no dia a dia, entre eles a salsinha e a cebolinha. Com o incentivo do Irmão, a ideia germinou este ano, alcançando uma proporção maior com o cultivo de outras hortaliças, como alface, couve, rabanete, beterraba e chuchu. Os alunos começaram então a participar da jardinagem. Terra para um lado, água para o outro, mistura de descobertas com aprendizado e muita diversão garantem esses momentos de plantio, com o incentivo ao cuidado do meio ambiente e da própria saúde. Como explica Maviane Lima, coordenadora pedagógica da La Salle RJ, a horta dialoga com um projeto que é carro-chefe da aprendizagem do Pré II: o Salada de Letras

“O projeto reforça não só a importância de uma alimentação saudável, mas o início do letramento, com receitas sendo feitas a partir da letra do alfabeto escolhida para ser abordada naquela semana. As crianças colhem ingredientes da horta e fazem as receitas em sala de aula. Somar a plantação com o projeto literário fez com que as crianças amassem a proposta desde o início”, recorda a coordenadora, carregando em suas palavras a certeza de que todo tempo é tempo de semear. 

 

Por Mariana Monteiro / Revisão: Luiza Gould
Fotos de Adriana Torres
Ascom Unilasalle-RJ

< voltar