16/12/2019

Um Natal de luz

Reunidos em diferentes círculos, eles esperaram o momento certo para que seu grupo, coreografado, pudesse se levantar e brilhar. Afinal, como diz a música cantada, “Há uma luz em algum lugar / Que vai fazer seu sonho se realizar”. No Centro de Convenções Irmão Amadeu, os alunos da Escola La Salle Rio de Janeiro fizeram a luz interior emocionar familiares em um espetáculo de sons, danças e dramatização: o Auto de Natal. Se no dia 9 de dezembro as crianças recebiam a visita do Papai Noel e levavam para casa kits com brinquedo, roupinha e sapato, o mote do dia 12 foi lembrar que o “Natal não é só muitos presentes”. Essa era uma das falas de Ana Luiza Furtado, que junto da amiga Gabriela Torres, ambas do Pré II, conduziu o início do teatro com direito à Maria, José, pastores e um menino de carne e osso. Lorenzo, neto da professora Ana Paula Silva, representou Jesus, levado até a manjedoura pela secretária Elane Martins. Repousava ali, no berço improvisado, a representação da maior de todas as luzes.

“Todos os anos ao chegar à época natalina, muitos se perdem entre presentes, correrias às lojas e mesas fartas de comida”, frisava a coordenadora da escola, Maviane Lima, no início do evento, “Nossos pequenos hoje irão nos mostrar que o Natal é tempo de celebrar o nascimento do nosso Salvador e assim deixar renascer em nossos corações o amor, a paz e a esperança”. A mensagem foi repetida diversas vezes. Estava na dramatização, em músicas como "Vem chegando o Natal", apresentada pela Creche III – “Vem, que está chegando o Natal, pois nasceu Jesus o Salvador”, canta Aline Barros – e também na fala do diretor, Irmão Jardelino Menegat, para quem o Natal “nos lembra que Jesus veio ao mundo para salvar os homens e as mulheres de suas limitações humanas”.

Reiterando que todos são falhos, Menegat debruçou-se sobre a imagem da manjedoura para sintetizar a importância da humildade, já que o próprio Deus se faz homem e escolhe nascer entre os animais e não entre os ricos ou poderosos. Da mesma forma, “os filhos de vocês e nossos alunos não podem presenteá-los nem com incenso, nem com ouro, nem com mirra, como os reis magos, porque eles não têm esses materiais, mas querem presenteá-los com lindas músicas, encenações e orações”. O presente humilde, no fim, é “muito valioso porque eles são vidas das vossas vidas”. Ao subirem ao palco, essa era uma certeza patente. A maioria das crianças abria largos sorrisos ao encontrar na plateia mães, pais, avós, madrinhas. Muitos acenavam e demonstravam esmero na dança para alegrar seus familiares.

Creche III – “Vem chegando o Natal” (Aline Barros)

Pré I A – “Sino de Belém” (Michel Teló)

Pré I B – “Um sino feliz” (Sandy e Junior)

Pré II – “Nunca deixe de sonhar” (Rouge)

Entre as crianças em roda na apresentação do Pré II, uma em especial chamava a atenção. Mesmo com uma bota ortopédica, Miguel Silva dançava com entusiasmo junto à sua turma. Da mesma forma, não perdeu a vinda do Papai Noel. Àquela altura de gesso, o menino de seis anos foi trazido em uma cadeira de rodas pela mãe, Simone Silva e Souza. A dona de casa de 41 anos se rendeu às lágrimas ao lembrar, durante entrevista ao site da La Salle RJ, que o filho está em despedida da escola: “Fiz questão de trazer o Miguel por causa do Natal, de todo o clima que envolve essa data, mas também porque é o último ano dele. Eu só tenho a agradecer pelo carinho que vocês sempre deram para o meu filho. Ele aprendeu muita coisa, queria que ele ficasse mais”. De pé torcido após fazer um gol jogando futebol, Miguel não aguentou a ansiedade e abriu os presentes recebidos ainda na porta da escola. “Fiquei muito feliz em encontrar o Papai Noel, ele me deu uma roupa do Flamengo e tem uma moto”, contava o aluno, com brilho nos olhos.

Quem também era só alegria com a surpresa do dia 9 era Laura Rigo. Prestes a se formar junto com Miguel, Laurinha fez questão de agradecer ao Papai Noel após receber um saco repleto de presentes. “Eu ganhei uma massinha rosa, da minha cor, uma roupa de gato, um shortinho rosa e uma sandália. Eu falei assim: ‘Obrigada, Papai Noel’, porque eu amo o Papai Noel, do meu coração”. A gratidão é repassada, inconscientemente, a padrinhos e madrinhas anônimos que participaram da campanha Natal Generoso. Ao todo, 70 famílias da Educação Infantil do Colégio La Salle Abel realizaram doações, além de coordenadores, colaboradores e professores do Unilasalle-RJ e da própria escola. Foram 98 kits confeccionados e entregues às crianças naquela segunda-feira, quando Carlos Augusto Piassá Soares, voluntário da Cruz Vermelha, se fantasiou de bom velhinho para abraçar a missão de dar o devido destino a cada presente. Ali, na Ludoteca da escola, a luz também brilhava, afinal o espírito do Natal é o da partilha.

Veja o álbum completo com as fotos do Auto de Natal aqui.

Veja o álbum completo com as fotos do Natal Generoso aqui.

Por Luiza Gould

Fotos de Adriana Torres