16/10/2015

Prêmio Perseverança 2015

A conclusão da Educação Básica representa o encerramento de um ciclo e a celebração de uma importante conquista por parte dos estudantes. E para os 72 alunos concluintes do Ensino Médio em 2015, a noite do dia 14 de outubro teve um significado especial. Prestes a terminarem o 3º ano do EM, eles foram os homenageados da 55ª edição do Prêmio Perseverança, que reuniu familiares, amigos e educadores no Teatro Abel. Após uma caminhada de 11 anos ininterruptos na Instituição, esses estudantes passaram a integrar o privilegiado grupo dos “canetinhas de ouro”.

Durante a solenidade, o diretor do La Salle Abel, Ir. Marcelo Piantkoski, presidiu a mesa, composta também pelo vice-diretor do colégio e reitor do Unilasalle-RJ, Ir. Jardelino Menegat, pela supervisora educativa, prof.ª Claudia Braz, e pelo supervisor administrativo, sr. Alexandre Oliveira. Nosso diretor emérito, Ir. Amadeu, além de coordenadores e professores também estiveram presentes.

Como de costume, os perseverantes chegaram ao Teatro Abel conduzidos por suas primeiras professoras, de 2005: Deborah Sabino (representando a prof.ª Gleyser Coimbra), Jussara Fadel, Kathia Steele, Leila Muricy, Marcia Pinto, Maria Isabel Alves, Maria José Lopes, Nakelen Maia (representando a prof.ª Monica Coelho) e Rosangela Andrade.

O momento da entrega das canetas douradas, tão aguardado por nossos estudantes, também foi marcado por uma bela e emocionante homenagem à professora Gleyser Coimbra, que faleceu em abril deste ano, feita por seus antigos alunos.

No palco, os perseverantes Thaís Roale Guimarães e Carlos Eduardo de Souza Mascarenhas também comoveram os presentes com a leitura de um depoimento, em nome de todos os colegas. Em seguida, nosso diretor parabenizou os homenageados da noite e deixou uma mensagem aos jovens: “Vocês e seus familiares acreditaram e confiaram em nossa Instituição, e somos muito gratos por isso! Saibam que onde estiverem, nós estaremos com você... o La Salle também estará”.

Com muito entusiasmo, estudantes e familiares cantaram o Hino do La Salle Abel e assistiram a um clipe com imagens marcantes da Instituição. A solenidade foi encerrada com a foto oficial dos alunos perseverantes de 2015.

HISTÓRIA

O Prêmio Perseverança foi instituído na década de 40, no Rio Grande do Sul, como parte das comemorações dos 40 anos da presença lassalista no país. Para a criação do prêmio, os Irmãos se inspiraram no primeiro aluno lassalista do Brasil, o gaúcho José Bina Machado que, por sua perseverança, se destacou na carreira militar chegando a Marechal. A premiação foi implantada no La Salle Abel em 1960, com a participação do próprio Bina Machado.

Confira a lista completa dos perseverantes e suas professoras:

Prof.ª Deborah Sabino

(Representando a professora Gleyser Coimbra)

Carolina Corrêa Palermo

Nycolas Rojo Walberto

Theo Rodrigues dos Santos Coelho

Prof.ª Nakelen Maia

(Representando a professora Monica Coelho)

Bruna Marques Louback

Lucas Araújo Lima

Luísa Vieira Aarão Reis

Maria Isadora M. G. M. de Azevedo Malzone

Tiago Pelegrineti Grynszpan

Prof.ª Rosangela Andrade

Brunno de Miranda Storani

Daniel Kopschitz Praxedes Baeta Neves

Kawann Mendonça Lourenço

Lucas Lassance da Veiga de Oliveira

Luisa de Carvalho Silveira

Matheus Dias Barbosa Carvalho dos Santos

Matheus Erthal Amancio da Silva

Natália Araujo da Silveira Klem

Paula Ferreira Costa Robert de Jesus

Victória Ramos de Mello

Clique aqui para fazer o download de todas as fotos da solenidade.