21/08/2015

Ensino Fundamental I

Experiências com Grupos Indígenas Brasileiros

Na última quinta-feira (20/08), estudantes das seis turmas do 3º ano do EF tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre “Experiências com Grupos Indígenas Brasileiros”, ministrada pelo professor da FAMATH e pai do aluno André Andrade (3° ano H), Marcos Antônio Ribeiro Andrade.

Em 1984, Marcos Antônio participou do Projeto Rondon, na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, e durante quatro meses e meio teve a chance de ajudar alguns índios que enfrentavam problemas com bebidas alcoólicas. Nos fins de semana, na aldeia, ele convivia com os índios Kaowás e Guaranis, pescava e jogava bola, entre outras atividades.

Durante a palestra para os alunos do La Salle Abel, o convidado exibiu um vídeo sobre a Reserva Indígena de Dourados, com informações sobre alimentação, moradia e pinturas corporais dos índios. Para encerrar, abriu uma rodada de perguntas para que a garotada pudesse tirar algumas dúvidas. E se despediu com a saudação indígena de agradecimento “Aweté”.