12/08/2015

Diário de Viagem

Leia o relato da família lassalista Malheiros Ramos sobre a viagem de férias para Paris (França) e sobre a visita à Maison La Salle:

“Em julho deste ano, viajamos para a França. Como somos ex-alunos do La Salle ABEL e nossa filha cursa o 2º ano fundamental da escola, fazia parte dos nossos planos de viagem descobrir a presença de São João Batista de La Salle no país.

Não iríamos para Reims, cidade natal de La Salle, mas sabíamos que sua presença por toda a França era grande e, por isso, pedimos ao colégio algum objeto que nos identificasse como uma família lassalista. Ganhamos da secretária escolar, Laércia Valente, um lindo pin.

Em Paris, sabíamos que nos hospedaríamos perto da “Casa La Salle” (Maison La Salle) e resolvemos, numa sexta-feira, ir até lá. Nossa filha, orgulhosa com o seu pin na camisa.

Fomos recebidos por um simpático senhor que, de imediato, soubemos tratar-se de um Irmão. Explicamos que éramos brasileiros, de Niterói, todos lassalistas. Ele ficou tão encantado com a nossa visita que foi nos mostrar tudo o que podia. Quem mais chegasse, iria ficar esperando do lado de fora...

Pediu desculpas por estarem todos de férias e, por isso, em manutenção de várias áreas e com diversas salas trancadas. Irmão Christian Lemaire explicou que a Casa La Salle não é um colégio, mas sim o escritório central de todos os colégios lassalistas na França e um local para cursos de pós-graduação, aperfeiçoamento e reciclagem para professores, Irmãos e leigos que querem aprender um pouco mais sobre os ensinamentos lassalistas. A casa conta também com um hotel, podendo hospedar os interessados nos cursos e visitantes.

Fez questão de nos levar à capela, onde há um relicário com um pedaço da costela de São João La Salle. Uma surpresa para nós!

Voltando à secretaria da Casa La Salle, o Irmão Christian nos entregou uma pequena apostila que mostra a presença de La Salle em Paris e nos sugeriu que não deixássemos de visitar a Igreja de Saint-Sulpice, onde La Salle foi padre e, por isso, existe uma capela dedicada a ele. Assim o fizemos, dois dias depois.

Foi uma experiência inesquecível para todos nós, em especial à nossa filha, que está iniciando sua vida no colégio.

Nos despedimos com muito carinho do Irmão Christian Lemaire!”

Luiz Fernando Ramos (pai e ex-aluno do La Salle Abel)

Noemia Reis Malheiros (mãe e ex-aluna do La Salle Abel)

Beatriz Reis Malheiros Ramos (filha e aluna do 2º ano do EF, turma E)