15/06/2015

iPads ganham espaço na Oficina de Matemática

Não mais só de giz e quadro negro se ministra uma disciplina, a tecnologia invadiu definitivamente as salas de aula e o uso de iPads na Oficina de Matemática, comandada pela prof.ª Paula Monteiro, comprova isso. A atividade extraclasse oferecida pelo La Salle Abel tem como objetivo apresentar aos estudantes problemas desafiadores, possibilitando o desenvolvimento de estratégias de resolução e incentivando assim o raciocínio lógico, de forma prazerosa. A oficina funciona como um incentivo ao conhecimento da Matemática, e os iPads contribuem para o desenvolvimento da matéria e estimulam a participação dos alunos.

Os problemas são apresentados por meio de atividades lúdicas: encenação de situações-problema, uso de materiais concretos e virtuais, charadas. O uso do dispositivo de formato Tablet auxilia no desenvolvimento dessas atividades, a partir do recurso do touch screen, proporcionando uma versatilidade para jogos digitais e calculadoras.

A Oficina de Matemática, voltada para o Ensino Fundamental II, começou em 2009. Atualmente, é oferecida para os 6º e 7º anos, às quartas-feiras, das 17h45 às 19h15, mas existe o projeto de estendê-la também às turmas de 8º e 9º anos.

A novidade está funcionando super bem e como os alunos dominam essa tecnologia, eles sentem-se ainda mais estimulados a trabalhar com problemas matemáticos que necessitam desse recurso. A inciativa foi aprovada!