15/06/2015

La Salle Abel participa da Olimpíada de Matemática

A 37ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) teve início na última sexta-feira (12/06), com a aplicação da prova da primeira fase. Estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio de mais de três mil escolas das redes pública e privada de ensino de todo o país participaram da primeira etapa da competição. E no La Salle Abel, 41 alunos, dos 1º e 2º anos do EM, se interessaram em entrar na disputa e realizaram a prova.

“Nossos alunos empenharam-se bastante, organizaram-se em grupos de estudos e puderam contar com o suporte dos professores da disciplina, ao longo do período que antecedeu a primeira prova da OBM. Isso nos traz muita alegria na realização do trabalho”, observou a orientadora educacional do 2º ano do EM, Kátia de Mendonça.

A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), que tem como principais objetivos o estímulo ao estudo da Matemática e a identificação e o apoio aos estudantes com talento para a pesquisa científica.

Na primeira etapa da prova, os participantes resolveram 25 questões de múltipla escolha, num tempo máximo de três horas. A segunda fase acontecerá em 18 de setembro, também nas escolas inscritas. Já a fase final ocorrerá nos dias 17 e 18 de outubro, em locais a serem definidos. E o resultado será divulgado, no site da OBM, durante o mês de dezembro.

Os vencedores serão premiados com medalhas e certificados, além de serem convidados a participar da Semana Olímpica, evento que dá início ao processo seletivo para formação das equipes que irão representar o Brasil em diversas competições internacionais, como a Olimpíada Internacional de Matemática (OIM).