09/06/2015

EnsinoemCena: o teatro que faz pensar

Os dilemas, comuns entre os jovens diante de suas escolhas profissionais, foram apresentados aos estudantes do 2º ano do EM, na manhã da última segunda-feira (08/06), de forma lúdica e descontraída, com o espetáculo “Profissão Poesia”, carro-chefe da Companhia Teatral EnsinoemCena.

A peça, apresentada há mais de dez anos pela Companhia, foi o prêmio de um concurso de frases, no qual era preciso responder à seguinte pergunta: “O que é educação de qualidade?”.  A orientadora educacional do 3º ano do EM, Claudia Romero, participou, e entre cerca de 350 frases, a vencedora foi a dela: “Educador de qualidade tem amor, tem alegria no olhar, tem bom humor. Pensa no aluno se percebe alguma dor e o acolhe como um sábio bom Pastor. Sua humildade o faz reconhecer em seu aluno um professor. Estudioso por natureza, leva a vida sempre por um futuro promissor.”

Segundo Claudia, o conteúdo do espetáculo pode ajudar o aluno a refletir sobre suas escolhas. Tomar uma decisão tão jovem, que influenciará diretamente o futuro, assusta e, por isso, a orientadora falou sobre a importância de acolher os estudantes, tranquilizá-los e orientá-los. “Quanto antes nossos alunos refletirem sobre as escolhas profissionais, melhor será para que tomem uma decisão consciente e segura de suas profissões”, salientou.

Contudo, a orientadora destacou que as dúvidas sempre existirão, o que pode até ocasionar numa troca de curso, mas ressaltou que isso não é motivo de vergonha, pelo contrário, demonstra coragem em seguir os próprios sonhos. E é exatamente isso que mostra o espetáculo, histórias de jovens que sofrem com a pressão da família para escolher uma determinada carreira, outros têm medo do mercado de trabalho e algumas dúvidas acerca da questão salarial, mas o que realmente importa é ser feliz.

Após a apresentação, os irmãos atores Thiago Neri e Filippe Neri, que interagiram com o público durante toda a peça, abriram espaço para perguntas dos estudantes. Além disso, Thiago contou sobre suas dúvidas na época de vestibular e falou sobre a escolha do teatro como profissão.