08/05/2015

Ações para a comunidade na Semana de La Salle

Na semana em que a Rede La Salle festeja o dia de seu fundador, São João Batista De La Salle, celebrado em 15 de maio, as unidades do Estado do Rio (Colégio La Salle Abel e Unilasalle-RJ) prepararam atividades voltadas para comunidade niteroiense. São elas:

CAMPANHA DE COLETA DE LIXO TECNOLÓGICO

“Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados. (...) Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo.  Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico.  A cada ano o Brasil descarta: cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.” (Fonte: PNUMA - Programa da ONU para o Meio Ambiente)

O lixo eletrônico tem sido um grande desafio para aqueles que se preocupam e se comprometem com a preservação do planeta e com as questões de ecologia e sustentabilidade. Unindo a isso a possibilidade de reutilizar alguns desses materiais, a Rede La Salle RJ convida a todos os seus alunos, familiares e colaboradores a fazerem doações de seus lixos eletrônicos: computadores, periféricos, baterias, celulares...  Alguns desses materiais, com a possibilidade de aplicação direta, serão encaminhados ao Núcleo de Tecnologia da Informação do Unilasalle e servirão de material para o Curso de Montagem e Manutenção de Computadores, oferecido por alunos voluntários do Centro Universitário a jovens carentes de comunidades de Niterói e cidades vizinhas. As peças não aproveitadas serão devidamente descartadas, conforme orientação própria.

Contamos com a colaboração de cada um para cuidarmos de nossos recursos naturais, deste nosso lar comum. Você poderá depositar seu lixo eletrônico no Estacionamento do Unilasalle-RJ (G1), em local apropriado, durante todo o mês de maio.  Ajude-nos a divulgar a campanha!

PROJETO “LIVRO SOLTO”

Inspirado no BookCrossing, o projeto Livro Solto é um conceito que surgiu nos Estados Unidos e é definido como a prática de deixar um livro num local público, para que outros o encontrem e possam lê-lo, e depois voltem a “libertar” o exemplar. O objetivo é “transformar o mundo numa biblioteca”. Na Semana de La Salle, alguns alunos representantes de turma, da Educação Infantil ao Ensino Superior de toda a Rede La Salle RJ, receberão um exemplar de livro para ser “solto” pela cidade de Niterói. É importante que os livros sejam colocados à disposição, em local público ou de fácil acesso. É no desejo de democratizar a leitura e possibilitar que a cultura surpreenda aquele que a encontrar que a Rede La Salle RJ disponibilizará esses exemplares. Todo o material foi arrecadado com o TROTE SOLIDÁRIO, realizado pelos alunos do Unilasalle-RJ, durante o mês de acolhida aos calouros do Centro Universitário.

E se você tem algum livro que gostaria de “soltar” pela cidade, entregue-o no Serviço de Pastoral de uma das unidades da Rede La Salle RJ e ele será encaminhado ao projeto!