07/04/2014

Ensino Médio

La Salle Abel recebe Freixo e Reimont

La Salle Abel recebe Freixo e Reimont

         O La Salle Abel EM recebeu no dia 04 de abril o deputado estadual Marcelo Freixo e o vereador do Rio de Janeiro Reimont para uma palestra sobre liberdade, organizada pela Comunidade Estudantil do La Salle Abel (CELS). Embora o tema da palestra seja um tema amplo, um assunto foi o centro das atenções: os 50 anos do golpe militar.
       O evento foi aberto pela presidente da CELS Amanda Magalhães e foi o último da atual gestão. Em seguida, foi a vez do mediador da mesa, o professor de História do Ensino Médio Gilberto Soares, proferir algumas palavras. “O tema da liberdade é amplo e passa por vários problemas atuais da segurança aos 50 anos do Golpe Militar”, afirmou.
         O primeiro a falar foi o vereador Reimont, ex-professor do La Salle Abel, que iniciou sua fala citando o lema da Campanha da Fraternidade deste ano “É para a liberdade que Cristo nos libertou” e lembrou os horrores da ditadura militar.
        “A justiça morre a cada dia quando alguém tem a sua liberdade cerceada. Nós caminhávamos para reformas importantes e elas foram interrompidas abruptamente. Tivemos 50 mil presos só no primeiro mês da ditadura. Se pararmos para pensar, o discurso de Jango continua atual”, destacou.
        Já Marcelo Freixo contou um pouco de sua trajetória, quando começou a dar aulas em um presídio de Niterói aos 21 anos, e traçou um paralelo entre tortura praticada pela ditadura e a dos dias atuais.
         “A tortura é o que há de mais perverso porque faz com que aquilo que há de mais íntimo em nós, o nosso corpo, se torne o nosso pior inimigo e faz com que acabemos entregando um companheiro. A tortura é uma política de estado, ainda não fizemos a transação”, salientou Freixou, que lembrou ainda do caso Amarildo e Claudia, a dona de casa arrastada por uma viatura da polícia.
      Ao final, os convidados responderam as perguntas da plateia que lotou o auditório do Ensino Médio.
< voltar