05/04/2024

Ensino Médio

Lassalistas se destacam no Vestibular UERJ

Lassalistas se destacam no Vestibular UERJ

O La Salle Abel é sem dúvidas uma das maiores instituições da cidade de Niterói, visto a sua estrutura física, acadêmica e a robusta proposta pedagógica que consegue, de forma organizada e bem planejada, unir uma preparação de extrema qualidade para os exames externos e uma formação pessoal humanizada completa, baseada nos valores e princípios cristãos, tendo como parâmetros, os ensinamento do nosso fundador, sacerdote e pedagogo, São João Batista de La Salle. 

Por estar sediada no estado do Rio de Janeiro, que é palco de inúmeras Universidades públicas de qualidade, a escola possui um considerável corpo de alunos que almejam ingressar na UERJ. Sendo assim, surgiu a necessidade da criação de um projeto que contemplasse a modelagem deste processo avaliativo (Projeto UERJ), na qual a escola agrega ao planejamento pedagógico, uma semana intensiva de preparação para o 1º e o 2º Exame de Qualificação da UERJ. Nestas semanas, dentro dos horários letivos, há planejamentos de vários "aulões" diferenciados para os estudantes, cujo teor central é proporcionar aulas mais intensas e aprofundadas nos temas mais recorrentes das quatro áreas do conhecimento, sendo todos estes temas abordados através da resolução de inúmeras questões do exame e de vestibulares que possuem formatos de questões afins.

   

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) é uma das instituições de ensino superior mais procurada do estado. Ao longo do ano de 2023, os estudantes lassalistas vivenciaram uma preparação intensa para o vestibular da UERJ, com avaliações e exercícios personalizados, totalmente preparados por nossos docentes. Apesar de toda essa preparação presente no dia a dia dos estudantes, os educadores lassalistas se empenharam na realização do “Projeto UERJ”.

Através do canal do La Salle Abel no YouTube, foi preparada uma espécie de plataforma de ensino por meio de vídeos com questões e resoluções personalizadas, elaboradas por eles, a fim de projetar melhores resultados no ano de 2024. E como já era esperado, esses bons resultados vieram com os mais de 20 estudantes que conquistaram suas aprovações. Durante o processo de preparação, o Colégio La Salle Abel apostou no conhecimento e experiência de seus docentes, que foram capazes de elaborar e executar o Projeto UERJ, aprovando os lassalistas em mais de 15 cursos distintos, mostrando assim a excelência educativa em todas as áreas do conhecimento.

   

Para entender melhor o Projeto UERJ, é necessário compreender como funciona este vestibular. Confira o que diz o professor Cadu Pimentel, responsável pelo setor de vestibular, sobre a importância do processo de preparação, e quais os diferenciais lassalistas que possibilitaram a construção desses grandes resultados.

“Aqui no Abel, o aluno conta com um Simulado UERJ que é inédito e de questões autorais, além da correção feita pelos próprios professores da instituição, disponibilizadas na modelagem de videoaula, que seguem aos nossos estudantes através de links individuais, para que possibilite o acesso imediato à informação.”, disse Cadu, que completa: 

                               

“As aulas têm um grande diferencial, pois são ministradas de forma a atender aos modelos ENEM/UERJ. Desta forma, os alunos possuem o acesso direto a diversos tipos de modelagens e padrões de questões de vestibular. A experiência da equipe é, sem dúvidas, o maior de todos os diferenciais. Nossos professores são altamente qualificados, conhecedores do exame e possuem vasta experiência na preparação de estudantes para tal processo seletivo, sendo responsáveis por inúmeras aprovações, inclusive um enorme histórico de primeiras colocações”.

                          

Diante deste empenho e dedicação, os resultados positivos passaram a ser questão de tempo para os vestibulandos lassalistas. Após a primeira listagem de aprovados, o colégio La Salle Abel se destacou com 18 aprovações no Vestibular UERJ. Além do número positivo de aprovações, outros dados também chamaram a atenção sobre o desempenho e evolução dos lassalistas. Confira:

  • - 86,57% dos lassalistas que participaram da 2ª fase do Vestibular UERJ tiveram conceitos A e B.
  • - 60% dos lassalistas melhoraram seus conceitos da 1ª para 2ª fase.

 

Confira o depoimento daqueles que vivenciaram  o sucesso do projeto!

 

Bruna Carvalho - 1º Lugar em Psicologia

                                    

  • "A minha preparação foi pelas provas antigas, a partir de 2012 até 2020, comparando as respostas com o gabarito da faculdade e estudando os tópicos que eu apresentava mais dificuldade. Os professores me deram muito apoio, corrigiram algumas provas minhas, me disponibilizaram material complementar quando eu precisava e sempre tiraram minhas dúvidas sobre o conteúdo. O Mariscal ( professor de biologia) já foi corretor da UERJ, e me auxiliou muito nos padrões de resposta e nas especificidades da prova. A Fátima (professora de redação) sempre foi muito atenciosa e corrigia com carinho as redações extras que eu fazia em modelo UERJ. Eu não teria gabaritado a redação sem esse apoio dela! O Júnior ( professor de história) sempre avisava os principais pontos de estudo para a prova, e suas aulas sempre foram muito aprofundadas, além do apoio emocional e a disponibilidade para tirar dúvidas! Toda a equipe docente me incentivou desde o início, e o projeto UERJ também foi essencial"!

 

  • "Durante o ano, eu foquei no ENEM por questão de dificuldade da prova, já que o enem é mais complexo do que a UERJ. Mas a UERJ sempre foi meu sonho, e eu fazia simulados sempre que possível! Consegui tirar o Conceito A na 1° Qualificação, em junho, o que me proporcionou mais tempo de dedicação a prova discursiva".

 

  • "Acredito que com esse auxílio todos os alunos se sentiram mais confiantes para a prova. O contato diário, a motivação e a disponibilidade dos professores foram os três pilares para a missão de aprovação, sem dúvidas"!

 

Guilherme Marconi - 5º Lugar - Engenharia Mecânica

                                    

  • "O diferencial para mim, foi a qualidade do corpo de professores do Colégio La Salle Abel, que consegue passar da forma mais clara e uma das melhores que eu já vi, o conteúdo para o aluno. Com as dicas para a prova discursiva e incentivos para aprender com as provas antigas fizeram minha aprovação ser conquistada, com certeza".

 

  • "Os simulados e a correção que eu tinha nas plataformas 'Red 1000' e 'Evolucional', fizeram com que eu soubesse o que precisava melhorar nas questões e nas redações. Davam uma ideia para gente sobre as notas que eram necessárias para o meu curso, e, no dia da prova, sabia que iria bem pela minha dedicação e pela quantidade de questões que tinha feito muito parecidas com a prova, devido ao sistema de simulados da escola. Me ajudou muito"!

 

Cláudia Maciel - Mãe de Guilherme Marconi 

  • "Só tenho elogios ao Colégio La Salle Abel! Os professores são maravilhosos, além da interação do Abel com a família e com os alunos. Todos os mecanismos utilizados para aprimorar o aluno são maravilhosos. Os simulados da plataforma Evolucional e da Redação Nota 1000 são uma ferramenta maravilhosa para acompanhar o desempenho durante a preparação para o Enem. Os alunos são super bem preparados tanto para o Enem quanto para o UERJ e o Prepara La Salle, é uma ferramenta muito importante para o aprendizado do aluno. Orgulho de meu filho ter estudado e pertencer a família Lassalista"!

 

Professor - Daniel Cotrim

       

  • "O processo de preparação para o vestibular UERJ foi muito pensado a partir das demandas dos alunos e também dos conteúdos mais recorrentes à prova. Considerando que a UERJ propõe a leitura de livros paradidáticos, nas minhas aulas de Linguagens, trabalhei com os alunos sobre a temática, o enredo, contexto e a estrutura desses livros. Esse processo é importante para ampliar e consolidar o conhecimento do aluno sobre os conteúdos da prova. Assim, eles têm mais chance de treinar e desenvolver, com mais segurança, as questões".

 

  • "Participar da elaboração e da gravação das questões é muito interessante, pois a gente consegue estudar e desenvolver melhor os possíveis conteúdos da prova, além de expor aos alunos os direcionamentos sobre como as questões podem ser resolvidas. Os alunos confiaram na ideia e no nosso trabalho. Isso permitiu acreditar em resultados positivos como os que eles alcançaram".

 

Para o colégio La Salle Abel, esses estudantes representam o orgulho e a certeza de que nossa missão continua sendo cumprida. Educar lassalistas para o mundo e para que façam a diferença na sociedade. Que eles possam continuar adquirindo muitas conquistas!

Confira os cursos escolhidos pelos lassalistas:

Direito Relações Internacionais
Psicologia Arquitetura e Urbanismo
Oceanografia Engenharia Civil
Ciências Sociais Engenharia Mecânica
Ciências Biológicas Engenharia da Computação
Ciência da Computação Engenharia de Produção
História Engenharia Ambiental
Administração Engenharia Elétrica

 

   

Levando em consideração a diversidade nas escolhas de cursos, percebe-se o quão completa e abrangente é a preparação do colégio La Salle Abel, o excelente desempenho dos vestibulandos lassalistas é a prova de que este é um trabalho de sucesso comprovado, e que ainda irá gerar bons frutos. Para o colégio La Salle Abel, esses estudantes representam o orgulho e a certeza de que nossa missão continua sendo cumprida. Educar lassalistas para o mundo e para que façam a diferença na sociedade. Que eles possam continuar adquirindo muitas conquistas!

Por: Lucas Pão e Camila Reis | Colaborou: Júlia Brito.
Comunicação e Marketing La Salle Abel.

 

< voltar