26/03/2020

Regime Especial Domiciliar -O que você precisa saber

O que é?

Esse é um regime transitório, que tem o objetivo de dar continuidade ao período letivo e, ao mesmo tempo, seguir as determinações do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Decretos nº 46.970, 46.973 e 46.980 respectivamente de 13, 16 e 19/03/2020) para evitar a propagação do novo coronavírus (COVID-19). O Regime Especial Domiciliar, com aulas e atividades fornecidas virtualmente, terá início no dia 30/03/2020 sendo válido por 30 dias, prazo que pode ser estendido ou interrompido de acordo com as orientações do poder público.

O Regime Letivo Especial é validado pelo MEC?

Sim. A deliberação do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro de N° 376, de 23 de março de 2020, publicada em Diário Oficial no dia 25 de março de 2020, dispõe sobre a substituição de aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do Coronavírus (COVID-19). Além da deliberação, as portarias nº 343  de 17 de março de 2020, nº 345 de 19 de março de 2020 e o Ministério da Educação dispõe sobre o mesmo assunto.

Onde meu filho terá aula no período de quarentena?

Escolhemos utilizar as ferramentas virtuais de aprendizagem que fazem parte do Google Classroom, ou Google Sala de Aula, do nosso parceiro institucional Google for Education.

Vale como período letivo?

Sim. A partir do próximo dia 30 de março daremos seguimento ao período letivo do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais a 3ª série do Ensino Médio, por meio das aulas não-presenciais. Na semana de 23 a 27/03 estaremos em fase de familiarização de alunos e professores com as ferramentas tecnológicas.

Como fica a Educação Infantil neste cenário?

As turmas da Educação Infantil seguem o mesmo cronograma, porém as aulas e atividades ministradas neste período não serão computadas como dias letivos, a compensação destes dias será realizada conforme deliberação do Conselho Estadual de Educação.

Como serão as aulas?

Nossas aulas estão planejadas para o melhor uso das ferramentas virtuais de aprendizagem disponíveis na plataforma. Cada professor orientará o desenvolvimento dos conteúdos considerando os melhores formatos para cada ano de escolaridade. Diversos recursos estão disponíveis e serão utilizados de acordo com o planejamento de cada componente curricular.

As aulas serão ao vivo?

Na sua totalidade, não. Teremos roteiros de conteúdo que serão disponibilizados no Google Classroom, acompanhados de material de vídeo, podcasts, apresentações e outros, de acordo com as necessidades previstas no planejamento de cada componente curricular. Mesmo as aulas ao vivo poderão ser acessadas, a qualquer tempo, diretamente na plataforma, para que as famílias possam organizar sua própria rotina de estudos.

Em caso de dúvidas sobre o acesso ao ambiente virtual, quem devo procurar?

Dúvidas referentes ao acesso a plataforma Google For Education e problemas com acesso ao ambiente virtual devem ser encaminhadas ao Setor de Tecnologia Educacional, com atendimento preferencial através do e-mail: suportegoogle.abel@lasalle.com.br

Lembramos que todo o atendimento efetivo presencial do Colégio La Salle Abel, também em respeito ao período de resguardo, está temporariamente suspenso. Mas, assim como os professores, nossos colaboradores trabalham de casa e estão à disposição para atendê-lo. Reiteramos que nossos canais digitais estarão em funcionamento para esclarecer qualquer decisão ou mudança no Plano de Ação Pedagógico. Os endereços estão a seguir:

E-mail: atendimento.abel@lasalle.org.br

Facebook:  facebook.com/lasalleabel

Instagram: @la.salle.abel

Suporte Google For Education: suportegoogle.abel@lasalle.com.br

Acesse aqui os documentos na íntegra:

Plano de Ação Pedagógico (Fund I, Fund II e EM) - Resolução Nº 01/2020

DELIBERAÇÃO CEE N° 376 DE 23 DE MARÇO DE 2020 - Publicado no DOERJ de 25 de março de 2020

Durante o período de Regime Letivo Domiciliar, o Google Classroom será seu melhor amigo! Confira o passo a passo de como utilizá-lo no desktop ou no seu smartphone.

Na Web:

1 - Digite http://classroom.google.com/

2- Certifique-se de que esteja logado na sua conta gmail @soulasalle.com.br

3- Escolha a disciplina que deseja acessar

4- Pronto, boas aulas!

No celular:

1-Instale o app "Google Sala de Aula"

2- Certifique-se de que esteja logado na sua conta gmail @soulasalle.com.br

3- Escolha a disciplina que deseja acessar

4- Pronto, boas aulas!

Não consegue acessar? Não sabe qual é a sua conta? Está logado e suas disciplinas não aparecem?

Envie um email para suportegoogle.abel@lasalle.org.br