30/12/2019

Os primeiros passos da Educação Infantil no Colégio

No fim deste ano letivo, a Educação Infantil do La Salle Abel completa dois anos. Uma extensa trajetória se desenvolveu desde o Dia da Família, em setembro de 2017, primeira vez em que a proposta foi apresentada aos responsáveis. Àquela altura as obras do espaço ainda estavam no início. Atualmente esse segmento do colégio abrange três turmas de Creche III (alunos de 3 anos), quatro de Pré I (alunos de 4 anos) e três de Pré II (alunos de 5 anos, que saem preparados para serem alfabetizados). Em 2020 a Educação Infantil já recebeu pequenos lassalistas na faixa etária dos dois anos, que agora ocupam a Creche II.

Para Júlia Rosa, assistente de coordenação que acompanhou os primeiros passos, “tudo foi muito bem pensado, algo sólido. Temos uma equipe muito capaz. A inauguração foi há pouco tempo, mas parece que são anos de atuação”. Se 2018 foi tempo de enraizar a Educação Infantil e adaptar os projetos-chave do colégio para a realidade dos pequenos, como o Bilíngue e o ABELer (incentivo à leitura), 2019 foi tempo de florescer, momento em que o La Salle Abel recebe em sua comunidade cada vez mais novas famílias e visa criar uma identidade própria para o segmento, o que os responsáveis já atestam. Os pais da aluna Yasmin Flores, do Pré I D, Renata Albino e Denison Flores confiaram na novidade que o colégio apresentava em 2017 e não se arrependem: “A gente veio conhecer o projeto, pois o espaço ainda estava em obra, ficamos interessados e já fizemos a inscrição”, conta Renata, “Gostamos muito da proposta, é inovadora. A Educação Infantil aqui é diferenciada”.

Muito desse diferencial está na proposta de contar com a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. A Mostra de Descobertas, que aconteceu no segundo semestre de 2019, foi organizada com base em projetos e trabalhos que os estudantes produziram ao longo do semestre, e exemplifica esse princípio. Nesse sentido, cada ano de escolaridade estudou um tema: O mundo através do jornal (Creche III), Um passeio na pré-história (Pré I) e Esse bicho é animal (Pré II). “Propostas como essa chamam a atenção da criança, porque se referem a assuntos que são de interesse delas e que a escola consegue levar para o pedagógico, para o conteúdo de sala de aula”, aponta Renata Albino. Ao falar sobre a interação de Yasmin com o colégio, ela relata a evolução da filha: “Yasmin gosta de chegar e fazer o dever de casa. Há dias em que me fala: ‘hoje tivemos uma certa atividade na escola, vamos fazer comigo?’”.

Os projetos são a base da proposta pedagógica da Educação Infantil, por virem “de uma escuta do que nossos alunos demonstram ou têm interesse em estudar. Definidos os temas, o trabalho pedagógico é feito de forma interdisciplinar, com a contribuição das famílias”, explica Mary Wermelinger, coordenadora pedagógica do segmento. Nesse sentido, a aproximação com os responsáveis e a busca por inteirá-los sobre o dia a dia escolar dos estudantes é um ponto essencial.

“Todas as apresentações dos alunos aqui são significativas. Eles levam para casa a vivência dos ensaios, o carinho de cada professora, cada detalhe”, observa Renata, “O cuidado de cada funcionário é especial, a gente vê isso desde o portão até dentro das salas de aula”. Além disso, Mary realiza reuniões semanais com a equipe de colaboradores e professoras, que têm a formação humana como um dos pontos principais. “A educação não começa e nem termina na escola, mas é um trabalho de todos nós”, defende.