05/11/2019

Mostra Multicultural 2019

“O nosso Colégio está em festa. É só percorrer os corredores, as salas de aula e todos os nossos espaços para percebemos o quanto aqui se faz, se estuda, e se produz“. A fala do Irmão Jardelino Menegat já anunciava como seria o dia dedicado a Mostra Cultural 2019. Pelos corredores trabalhos expostos, nas salas de aula, atividades práticas, nos auditórios, apresentações. A exposição dos projetos realizados por alunos de todos os segmentos do Colégio, trouxe para as famílias um pouco da vivência e aprendizado dos alunos.

Quem confirma a informação é Tatiane Sanches: “Esse momento é legal porque podemos interagir um pouco com o que eles estão aprendendo”. A mãe de dois alunos que estudam em diferentes segmentos na escola, presenciou as atividades dos filhos Gabriela e Matheus, do 4º e 8º anos e considera importante também, a veia artística que é estimulada na escola: “Assistimos uma apresentação musical de história do 8º ano falando sobre as Revoluções, teve também o trabalho de arte e agora do 4º ano sobre a evolução dos materiais com pinturas rupestres, além da apresentação de flauta. Tudo é muito integrado: arte, história, música”, finaliza.

E se para os pais, a Mostra Multicultural trouxe aproximação, para os alunos mais ainda. Nádia Maria, participou de duas peças de teatro organizadas em conjunto com seus colegas e professores. Em uma delas, inclusive, escreveu os textos. “Gosto muito de escrever, e as professoras Marileide e Karine (português) me inspiram demais! O corpo docente é a coisa mais importante do Abel”, conta Nádia que destaca ainda, a preocupação que a escola possui em relação a formação integral do aluno: “Dias como esses são extremamente importantes. Temos que nos preocupar com o ENEM, temos que aprender a escrever, mas quando chegamos no Abel, vemos que não é só isso. Posso dizer que estive em um livro, posso dizer que estou na história do Abel”.

Alunos protagonistas

E a escrita foi uma das protagonistas daquela manhã de 19 de outubro. O Projeto Tecendo Textos lançou mais um livro, precisamente o décimo. Antes, em formato de Concurso de Redação, a agora premiação, prestigia alunos escritores do 1º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) até a 3ª série do Ensino Médio.

A criadora do Projeto é Marileide Meneses, professora de Literatura, Redação e Gramática. “O Tecendo Textos nasceu do meu ventre. É um processo que faz parte da sala de aula desde o início da vida escolar, onde aluno é o centro”, conta. O livro é construído ao longo do ano com textos de autoria dos alunos com temas diversos.

O resultado do projeto, são alunos protagonistas de seu aprendizado, o que Marileide considera como uma mudança interior na vida das crianças e adolescentes: “Os alunos transformam eles mesmos e ao mundo, fazendo uma releitura desse universo”. Para Esther Eira, do 9º ano, escrever para o livro é uma experiência e tanto, além de explorar outros talentos dos alunos “É uma premiação que valoriza as suas habilidades, seu esforço, não ficamos preocupados com nota”, conta a aluna que teve um texto sobre bullying selecionado para o livro.

Premiação da OBA

A preocupação do Colégio La Salle Abel também inclui a vertente da ciência. Desde o início deste ano, alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio entraram em preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia, a OBA. A Olimpíada foi realizada ao longo do ano, através de provas realizadas periodicamente pelos alunos que se inscreveram.

Na Mostra Cultural, todos os alunos participantes, independente de terem obtido nota suficiente nas avaliações, ganharam medalhas. O professor Jonathas Albuquerque Abreu que leciona a disciplina de Física, recebeu um certificado pelo auxílio no preparo dos estudantes para as avaliações. Além dele, os coordenadores do Ensino Médio e Ensino Fundamental – Anos Iniciais, André Gan e Leonardo Borba, receberam gratificação, o Colégio La Salle Abel também recebeu um certificado pela participação na OBA. Os alunos premiados por suas notas foram Beatriz Perecmanis Pinheiro Fonseca (9º ano B), Cainã Bittencourt Dutton da Silva (3º ano D) e Leonardo Meato Fernandes (1º ano B).

Por: Camila Reis

Fotos: Camila Reis, Clarisse Eichler, João Cupolillo, João Loureiro, Leonardo Diniz e Luiza Gould.

Comunicação e Marketing Colégio La Salle Abel