30/08/2019

Institucional

Escola de Pais traz palestra sobre tema atual

Escola de Pais traz palestra sobre tema atual

“O brasileiro gasta por dia 5 horas e 26 minutos na internet, via computador, tablet, e mais 3 horas e 46 minutos conectado pelo celular, ou seja, as pessoas permanecem online, 9 horas e 13 minutos por dia”. Os alarmantes dados trazidos por Marta Relvas, Doutora e Mestre em Psicanálise, neuroanatomista, neurofisiologista, psicopedagoga e especialista em Biótica, mostram a influência que as redes sociais possuem na vida cotidiana.

A palestra “O impacto das Redes Sociais nas Emoções e no Cérebro”, foi mais uma iniciativa do Projeto “Escola de Pais”, que visa o fortalecimento das relações familiares no cotidiano, e desde o ano passado vem trazendo momentos de formação que estimulam a boa convivência e os valores ético-cristãos nas famílias. Para Marta Relvas, participar do projeto foi “uma honra”, visto que “não nascemos pais e nem filhos, nos tornamos ao longo do processo da nossa existência”.

Além dos dados sobre os impactos causados pelas redes sociais, a doutora explicou de forma clínica, como o corpo humano controla as emoções relacionadas as redes: “O controle inibitório, se dá por meio do córtex pré-frontal, que nos ajuda a entender essas reações emocionais que são provocadas pelas redes sociais”.

Marta Relvas ainda alertou sobre os perigos que podem se relacionar com o uso de aparelhos eletrônicos. “Existem outras coisas, como estar no shopping, ver uma bolsa amarela, um sapato amarelo, olhar e dizer “eu quero, eu mereço”, você pode até querer e até merecer, mas a pergunta é: você precisa? Quando começamos a trabalhar com mente e consciência ecológica, nossos filhos observam que somos consumistas da mesma maneira. Como iremos educar a emoção para o consumo, se nós pais, somos os primeiros a consumirmos na frente deles? ”, finalizou.

 

Leandro Chaves, coordenador do Projeto Escola de Pais, considera a formação ministrada por Marta Relvas, “uma das mais importantes reflexões do mundo contemporâneo”, e completa: “Foi gratificante ver os participantes saírem da Escola de Pais entusiasmados e dispostos a enfrentar o cotidiano junto dos seus. Isso é o que desejamos para as famílias! ”

Por: Camila Reis

Fotos: Maria Clara Araújo

Comunicação e Marketing – Colégio La Salle Abel

< voltar