23/10/2013

Festa do Livro: um passeio pela obra do “Poetinha”

A entrada dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no mundo das letras foi marcada por muita alegria durante a Festa do Livro, realizada na noite do dia 19 de outubro. A cerimônia foi conduzida pela professora Ismênia Madureira, coordenadora do 1º ao 5º ano EF, que convidou o diretor Ir. Arno Lunkes para fazer a abertura oficial do evento. Durante o discurso, Ir. Arno falou sobre o encantamento da obra de Vinicius de Moraes e da importância do bom desempenho escolar.
“Devemos incentivar as crianças a lerem e escreverem para que encantem o mundo com sua sabedoria. Nesta noite estamos celebrando a palavra escrita e as diversas formas de aprendizado. Devemos ajudá-los nessa caminhada, porque uma boa vida escolar garante autonomia na vida”, pontuou Ir. Arno.
As cinco turmas do 1º ano apresentam o musical “Vinicius”, um verdadeiro passeio pela obra do “Poetinha”. Escrito pela professora de teatro Andrea Soares, que também atuou junto com a professora de arte Tati Dias, o espetáculo conta a história de uma noiva que encontra seu primeiro caderno enquanto procura o seu buquê. Assim, ela começa a relembrar sua infância, marcada pelas músicas e poemas de Vinicius de Moraes. Com figurinos belíssimos, assinados pela professora Danielle (que também cuidou das coreografias), ao alunos emocionaram e arrancaram boas gargalhadas da platéia ao cantarem e dançarem “Pela luz dos olhos teus”, “Arca de Noé, “Aquarela”, “O Pato”, “Ela é carioca”, “Garota de Ipanema” e “Eu sei que vou te amar”. Para encerrar, nada mais apropriado do que a música “O Caderno” – uma composição de Vinicius e Toquinho, e que resume bem a Festa do Livro.
Ao final, os alunos receberam um kit com uma lembrancinha e um livro com uma história criada por toda a turma e ilustrações individuais.