23/10/2018

Ciclo de Palestras com Bispo Auxiliar Dom Luiz Ricci

Na noite de ontem, responsáveis, colaboradores e educadores do Colégio se reuniram no Teatro Abel para receber o bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Luiz Ricci. Com os títulos de doutorado em Teologia e pós-doutorado em Bioética, o bispo ministrou a terceira palestra do projeto “Escola de Pais”, onde falou sobre o tema “Espaço familiar: romper bolhas, derrubar muros!”.

Dom Luiz apontou que a família de hoje enfrenta desafios de origem externa e interna. De início, há o consumismo da sociedade atual e transitoriedade nas relações humanas, em que se privilegia o provisório em vez do que é duradouro. Nesse sentido, o bispo alertou para que as famílias cristãs não se isolem do mundo, criando uma bolha, mas o vivam de forma diferente, sendo sal e luz da terra (Mt 5, 13-14).

No entanto, para Dom Luiz, as maiores provações para a família contemporânea as de origem interna, e têm relação com questões simples como o diálogo, o perdão e a paciência. Ele aconselhou as famílias a cultivarem a justa medida, o equilíbrio, sem partir para os extremos como o rigorismo ou a permissividade na criação dos filhos. “Mesmo a família de Nazaré sofreu provações. Por isso, a Sagrada Família é modelo para todos nós”, lembrou.

A formação e o conhecimento, além dos valores ético-cristãos, são pontos-chave na missão do “Escola de Pais” de auxiliar os responsáveis e as famílias lassalistas em relação ao desafio de educar na sociedade contemporânea. Nesse sentido, desde junho, o Colégio La Salle Abel vem realizando palestras com diferentes temas e abordagens na área da educação e encontros de coaching para os responsáveis.

Participe dessa rede conosco! Para acompanhar os próximos eventos do projeto, fique ligado no nosso site e nas nossas redes sociais!

Confira as fotos do evento, clicando aqui.