05/12/2017

Projeto "Jogando com a Sintaxe" diverte o 7º ano

Projeto

Durante a vida escolar, nos identificarmos mais com algumas disciplinas e menos com outras. Isso se deve, entre outros fatores, ao modo como aprendemos e à forma como nos relacionamos com o conteúdo aprendido. Pensando nisso, as professoras de Língua Portuguesa, Elizane Lessa e Michele Vicente, propuseram aos alunos do 7º ano do EF II uma maneira diferente e interessante de estudar análise sintática.

O projeto "Jogando com a Sintaxe" foi elaborado com o objetivo de fazer com que os estudantes se apoderassem do conteúdo de forma independente e lúdica. Para isso, eles deveriam se dividir em grupos e pensar em um jogo de tabuleiro que elencasse os elementos sintáticos estudados.

Foram três etapas: na primeira, os alunos entregaram, individualmente, um relatório sobre o jogo que o grupo construiria; na segunda, precisavam apresentar o manual de instruções e o jogo para análise; já na terceira, eles mostraram os jogos para a turma, e os grupos puderam brincar com o material dos outros colegas. Além dos jogos de tabuleiro, os alunos ainda desenvolveram aplicativos.

O projeto foi um sucesso, e o grande envolvimento das turmas chamou a atenção das professoras. Os alunos não  só  desenvolveram um material rico, mas também aprenderam e ensinaram o conteúdo de maneira divertida. A experiência aproximou a garotada da disciplina de Língua Portuguesa.