04/12/2017

Rito de Passagem do 5º ano 2017

A transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II representa uma mudança significativa para nossas crianças que, em pouco tempo, se tornarão adolescentes. Além disso, ir do 5º ao 6º ano significa trocar o uniforme amarelo pelo tão esperado uniforme azul. Para celebrar esse crescimento, a equipe de Pastoral preparou um evento chamado “Rito de Passagem”, realizado nos turnos da manhã e da tarde nos dias 29 e 30 de novembro, na sala 223.

Conduzidos pelo coordenador de Pastoral, prof. Leonardo Borba, e pela professora de Ensino Religioso, Renata Fróes, os alunos do 5º ano do EF I fizeram uma “viagem no tempo”, relembrando seus anos anteriores no La Salle Abel. Dentro de um baú, no meio da sala, estavam vários objetos que representavam cada ano do Ensino Fundamental I que mexeram com as lembranças dos futuros alunos do 6º ano. Em seguida, foi entregue às crianças uma folha em que deveriam escrever o que desejam para o futuro, enquanto um vídeo com fotos de vários eventos que as turmas participaram ao longo do ano era divulgado para elas.

Depois de relembrar todos esses anos especiais, o tão esperado momento aconteceu! Pelas mãos do diretor do colégio, o Irmão Marcelo Piantkoski, do vice-diretor, Irmão Olir Facchinello, do supervisor educativo, Irmão Jackson Bentes, da equipe de Pastoral e das professoras, as crianças receberam as camisas do 6° ano e, em seguida, vestiram seu novo uniforme. Ao final da celebração, os alunos foram apresentados ao seu futuro Coordenador do Ensino Fundamental II, Giovanni Lima, e à Orientadora Educacional do 6º ano, Maria Emília Bainy. O evento também contou com a presença da Coordenadora do Ensino Fundamental I, Ana Cláudia Perez, e com as Orientadoras Educacionais das turmas do 5º ano, Aline Amaral, Gabriela Rodrigues e Maria Janaína Ferreira.

Em uma data tão importante e tão especial como essa, que simboliza a conclusão de um ciclo antigo e o ingresso em uma nova etapa, não são só os alunos, mas também os pais se emocionaram. A mãe da aluna Carolina Lobão França, do 5º F, Glória França, escreveu um relato sobre esse grande momento: “A tão esperada camisa azul está agora disponível... Nossos filhos que foram, durante este ano, os maiores do Fundamental I voltarão a ser os 'pirralhos' do sexto ano... A vida é mesmo cíclica! Que façam novos amigos, mas não esqueçam os que fizeram parte da sua história! Que venham novas conquistas!”

Clique aqui para fazer o download das fotos do evento