17/03/2017

Abertura do evento Matemática em Niterói

O pesquisador titular e diretor-geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), bolsista de Produtividade 1A do CNPq, prof. Dr. Marcelo Viana, esteve presente ao Teatro Abel, na manhã do último sábado (11/03), para ministrar uma palestra sobre “O que faz um matemático?”. A vinda do premiado pesquisador, que já recebeu diversas distinções acadêmicas nacionais e internacionais, incluindo, em 2016, o Grand Prix Scientifique Louis D. do Institut de France e o Prêmio Anísio Teixeira da Educação Básica, a nossa cidade marcou a abertura oficial do evento Matemática em Niterói, que contribui, com uma programação própria, para o Biênio da Matemática Brasil 2017 – 2018, criado para fomentar o desenvolvimento da educação no país, colocando a Matemática, a Ciência e a Tecnologia no foco da comunicação.

“O Biênio da Matemática ambiciona mudar de maneira significativa o quadro paradoxal da Matemática no nosso país: ao mesmo tempo que somos capazes de alcançar a Medalha Fields, amargamos desempenho muito ruim nas avaliações da educação básica. A estratégia é aproximar a Matemática da sociedade, apresentá-la de forma inovadora às escolas e às famílias, pondo em evidência o seu caráter lúdico, a sua importância para o crescimento do ser humano e do cidadão, e a sua relevância para o desenvolvimento econômico e social do país”, destacou Viana.

O evento niteroiense, apoiado pelo IMPA e pelo Instituto de Matemática e Estatística da UFF (IME-UFF), e chancelado pelo Biênio da Matemática Brasil 2017 – 2018, é fruto de uma parceria entre quatro escolas de excelência da cidade: Associação Educacional Miraflores, Colégio La Salle Abel, Colégio Pedro II – Campus Niterói e Fórum Cultural CELART.

“Por meio da parceria entre algumas instituições de ensino niteroienses, objetivamos popularizar a Matemática na cidade, com eventos no decorrer de 2017 e de 2018. Matemática em Niterói tem como público-alvo alunos, dos Ensinos Fundamental e Médio, responsáveis e professores. Serão oferecidas palestras, olimpíadas, gincanas, laboratórios e oficinas”, explicou a coordenadora do evento na cidade, prof.ª Paula Monteiro Baptista. A comissão organizadora é composta ainda pelos docentes Katia Regina Ashton Nunes, Ricardo Viz Quadrat e Vladimir Thiengo.

A palestra de abertura contou com as presenças ilustres dos diretores das quatros escolas parceiras; da coordenadora de Matemática do município de Niterói, prof.ª Msc. Nice Oliveira, representando a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo; do pró-reitor de Desenvolvimento Unilasalle-RJ, Hugo Amazonas; do pró-reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal Fluminense e vice-diretor do IME-UFF, prof. Dr. Paulo Trales, além dos docentes da universidade prof. Dr. Wanderley Moura Rezende, prof.ª Dr.ª Ana Kaleff, prof.ª Dr.ª Regina Moreth, prof. Dr. Humberto Bortolossi, prof.ª Dr.ª Miriam Abdón, prof.ª Dr.ª Lhaylla Crissaf e prof. Dr. Marcos Lage; dos professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) prof. Dr. Agnaldo Esquincalha, prof.ª Dr.ª Priscila Petito e prof.ª Dr.ª Simone Bacellar; da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) prof.ª Msc. Bruna Moustapha, prof.ª Msc. Luzia Tonon e prof.ª Dr.ª Luciane Velasque; do prof. Msc. Julio Moreira, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e da prof.ª Msc. Daniela Mendes, coordenadora do Laboratório Sustentável de Matemática do Colégio Estadual Hebe Camargo; além de docentes, estudantes e responsáveis das quatro instituições e demais convidados.

E os próximos encontros já estão marcados. No mês de maio, o Dia da Matemática (06) será celebrado com a realização de minicursos, palestras e oficinas, todos gratuitos e voltados para licenciandos e professores de todas as áreas dos Ensinos Fundamental e Médio, de Niterói e cidades vizinhas, mediante inscrição no site no site www.matematicaemniteroi.com.br. As atividades serão realizadas no Colégio La Salle Abel, das 9h às 12h. E a programação desse mês contará ainda com um curso de GeoGebra, com o prof. Humberto Bortolossi, uma palestra sobre “Filosofia e Matemática”, com o prof. Silvério Ortiz, palestras sobre “Educação Inclusiva”, além de um minicurso sobre “Matemática e Arte”, com a prof.ª Katia Nunes, e minicursos do Projeto Fundão, com as docentes Lilian Nasser e Lúcia Tinoco. Os detalhes serão divulgados posteriormente.

Já no dia 23 setembro, as escolas parceiras abrirão suas portas ao público para oferecer atividades gratuitas à comunidade em geral como oficinas, sessões de Cineclube, palestras, além do Museu Interativo de Educação Matemática do Laboratório de Ensino de Geometria – LEG (prof.ª Ana Kaleff) e do Laboratório Sustentável de Matemática (prof.ª Daniela Mendes). Mais informações sobre essas atividades também serão divulgadas futuramente.