21/12/2015

Inovação alia conhecimento e tecnologia

Durante o segundo semestre deste ano, o Colégio La Salle Dores vem desenvolvendo e aprimorando o projeto experimental de uso da tecnologia “Chromebook for Education”, explorada através de dispositivos com acesso à internet, em sala de aula.

A iniciativa consiste no uso de ferramentas do Google para propiciar aos estudantes acesso ao uso de novas tecnologias como instrumentos de significação da aprendizagem dos conteúdos, de forma colaborativa.

Refletindo novas práticas de aprendizagem, o projeto também oportuniza aos professores uma proposta de planejamento de aula e estrutura de produção de material por grupos, ampliando o engajamento dos estudantes em projetos coletivos e inovadores.

Certificado pelo Google, e em parceria com a empresa Sisqualis, o trabalho, orientado pela professora Analiese Apelt, vem sendo realizado neste primeiro momento com os estudantes da turma 152, do 5º Ano do Ensino Fundamental.

Para conhecer o trabalho desenvolvido no La Salle Dores, Francisco Cantarutti e Rodrigo Mota, da Sisqualis, e Alexandre Campos, gerente de Parcerias Educacionais da Google no Brasil, estiveram no Colégio, acompanharam uma aula com o uso dos Chromebooks e trocaram ideias com os envolvidos.

Para a professora Analiese, "o uso dos Chromebooks e dos aplicativos do Google for Education tornaram as aulas mais dinâmicas. Os “Apps” aguçam a curiosidade dos alunos, captam a atenção”, completa.

Entre as atividades desenvolvidas com a turma estão o uso do Google Sala de Aula, do Gmail, do Google Agenda, com organização de compromissos escolares e particulares, do Google Documentos e do Google Apresentações, que possibilita construções colaborativas. Há, ainda, o uso de outras ferramentas como Hangouts, para troca de mensagens de texto e vídeo, além do YouTube e do Google Mapas.

A ideia para o próximo ano é ampliar o projeto para mais turmas do Colégio, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.