19/06/2015

Vida Religiosa

Foco em Ação Social na disciplina de Ens. Religioso

Neste ano, a Campanha da Fraternidade nos convida a servir, olhar o outro com amor e estabelecer vínculos entre a Igreja e a Sociedade através do serviço e da fraternidade. Solidariedade humana também é um dos conteúdos de Educação Religiosa. Sustentados nestas diretrizes e orientados pela professora de Ensino Religioso, Márcia Mendina, os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio foram desafiados, durante o primeiro trimestre, a desenvolver um projeto de ação social.

Durante os períodos da disciplina, as equipes formadas em aula tomaram decisões referentes à população a ser atendida e a devida justificativa para tal decisão sobre os projetos desenvolvidos. Cada projeto foi desenvolvido seguindo uma sequência de passos até a culminância, quando foi concretizada a ação. Foi um trabalho intenso, pois planejar exige muitas competências, habilidade e criatividade. Para o desenvolvimento dos projetos foi exigido, em especial, definir como cada uma das ações seria realizada, quando, quem seria o responsável, quais os recursos necessários e o cronograma. Todos os passos dados para o desenvolvimento do projeto foram filmados. A partir do material produzido foi elaborado um pequeno vídeo e apresentado pela equipe em sala de aula.

O projeto proporcionou envolvimento significativo e comprometido dos estudantes, sendo que algumas equipes continuaram atuando nos lugares onde estiveram desenvolvendo as atividades do projeto inicial.

No link abaixo você confere um arquivo com o material completo das ações desenvolvidas durante esta atividade como vídeos, fotos e informações.

Material completo