18/06/2015

Pilates para crianças

Muitas alterações posturais, principalmente as relacionadas à coluna vertebral, têm sua origem neste período em que o aluno transporta mochilas pesadas, passa grande parte do tempo sentado nas cadeiras do colégio, assistindo televisão ou utilizando o computador. Há uma alta prevalência de alterações posturais entre crianças e adolescentes. Além disso, na adolescência ocorre um crescimento acelerado dos ossos que pode não ser acompanhado pelo crescimento e fortalecimento de outras estruturas, como os músculos e tendões. Este desequilíbrio pode gerar um quadro de encurtamento muscular, alterações posturais e, em muitos casos, dor.

O método Pilates proporciona ganho de força muscular e flexibilidade, correção e manutenção de postura, melhora da consciência corporal e consequentemente diminuição das dores e do estresse.

Para as crianças o Pilates atua de forma lúdica, respeitando os limites do seu desenvolvimento e beneficiando-as na concentração e atenção, coordenação motora, postura, etc. As aulas são cuidadosamente preparadas por fisioterapeutas capacitadas, com diversos acessórios e jogos que facilitam o aprendizado e ao mesmo tempo divertem os alunos. Podem participar crianças de 6 a 11 anos de idade.

Joseph Pilates, criador do método, já dizia que os hábitos são facilmente formados na infância, tanto bons quanto maus. Se nos concentrarmos apenas na formação de bons hábitos em uma fase jovem, haverá menos necessidade de correção na fase adulta. E é nisso que acreditamos.

As aulas de Pilates no Colégio La Salle Dores acontecem nas segundas-feiras às 18h15. Agende sua aula experimental. Esperamos você!

Mais informações:

Paula Leão – Fisioterapeuta e Coordenadora Pilates na Escola