13/02/2015

Palestra de Valther Maestro nas Jornadas Pedagógicas

Os educadores das cinco unidades lassalistas de Porto Alegre – La Salle São João, La Salle Dores, La Salle Esmeralda, La Salle Pão dos Pobres e La Salle Santo Antônio –  estiveram reunidos na manhã dessa quinta, 12 de fevereiro, para a palestra “Desenvolvimento de Competências e Habilidades da Educação Infantil ao Ensino Médio”, ministrada pelo Mestre em Geografia Humana e Doutor em Educação,  Valther Maestro.

Maestro iniciou sua fala afirmando que o primeiro passo para se pensar questões educacionais no contexto atual é assumir-se na era do conhecimento, em que a simples transferência de informação já não basta mais. Segundo ele, um dos desafios de materializar a escola do século XXI está na formação do educador.

Apresentando depoimentos de renomados educadores como Paulo Freire, Rubem Alves e Mário Sérgio Cortella, Maestro falou sobre a importância da formação do educador identificada com a proposta e as particularidades da escola, destacando a aprendizagem em equipe e a visão compartilhada como princípios necessários ao profissional da educação na era atual.

A partir do tema, o palestrante instigou os educadores a refletirem sobre práticas pedagógicas fazendo comparativos entre o contexto do século passado e os dias de hoje. Tratou sobre novos contextos de sala de aula e a busca do mercado de trabalho por profissionais solidários e criativos. Concluiu sua fala com conceitos sobre habilidades e competências.

A atividade integrou a programação das Jornadas Pedagógicas das Escolas e foi realizada no Auditório do Colégio La Salle São João.

Colaboração: Setor de Comunicação e Marketing La Salle São João