11/06/2019

2ª Série EM realiza viagem de estudos a Pelotas

Estudantes da 2ª Série do Ensino Médio do Colégio La Salle Dores, juntamente com os professores Camila Doval, Juliana Teixeira e Wagner Braga, estiveram na cidade de Pelotas nos dias 28 e 29 de maio, com propósito interdisciplinar entre as disciplinas de História, Português e Literatura, a fim de estudarem o Período das Charqueadas, incluindo aspectos socioculturais do nosso estado.

Ao chegarem à cidade, os estudantes foram recebidos no Colégio La Salle Pelotas, onde se encontraram e trocaram experiências com estudantes e colaboradores pelotenses, acompanhados pela vice-diretora da Instituição, Inês Tomazini.

Seguindo viagem, os estudantes visitaram espaços históricos da cidade, uma vez que Pelotas possui preservado um grande patrimônio cultural rural e urbano, atividade que abriu espaço para uma importante reflexão sobre o período colonial do Brasil e suas relações internas e externas.

Fizeram parte do roteiro de visitas a Charqueada São João, a Praia do Laranjal, a Biblioteca Pública Municipal, o Teatro Guarany e alguns dos casarões que compõem o conjunto histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A visitação finalizou com um momento de integração numa das típicas confeitarias da cidade de Pelotas, cuja tradição doceira foi declarada, em 2018, também pelo Iphan, patrimônio imaterial do Brasil.